Banner 728x90

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Balanços do “49º Festival de Inverno” - “O nosso balanço do nosso festival ele se resume para mim em uma palavra: ‘Pertencimento’ ”, resumiu o Marcos Alcântara


Durante a “1ª quinzena” - “100% Positivo”! “Mas, o ponto alto eu destaco é o público, o povo e todos os artistas”, resumiu o Marco Lage

O prefeito Marco Antõnio Lage e o superintendente da fundação cultural Marcos Alcântara faz os balanços da “1ª quinzena” da edição do “49º Festival de Inverno de Itabira” (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Itabira/Mg – De acordo com o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Fccda), Marcos Rodrigo Pinto de Alcântara, ele afirmou que a edição da “1ª quinzena” do “49º Festival de Inverno de Itabira” foi um evento bastante positivo e sem nenhuma ocorrência grave com morte fatal sequer durante o decorrer da execução, da edição do “49º Festival de Inverno”. De forma muito positiva e comemorativa, Marcos Alcântara afirmou que os balanços da edição da “1ª quinzena” do “49º Festival de Inverno” foi muito mais do que “100% positivo”, sabendo que o público de todos e diversos segmentos abraçaram a causa no decorrer da execução desta edição. “Então, o nosso balanço do 49º festival [de inverno de Itabira] ele se resume em uma palavra para mim. Que é a palavra de ‘Pertencimento’. Que é a palavra de devolver [49º] festival de inverno para os itabiranos, e nós conseguimos sensibilizar os itabiranos, e eles abraçaram o 49º festival de inverno [de Itabira] em todas as atividades”, comemorou o Marcos Alcântara.  

Marcos Alcântara fala das grandes expectivas no decorrer do
“49º Festival de Inverno” (Foto/Rodrigo Ferreira)  
Durante decorrer da execução da “1ª quinzena” do “49º Festival de Inverno”, Marcos Alcântara ainda afirmou que houve teatro, música, dança, artes plásticas, oficinas, artes cênicas circenses, oficinas e artes-visuais. Em contrapartida com a inclusão de 3 performances poéticas, 5 mostras audiovisuais, 3 exposições e mais 3 espetáculos infanto-juvenil: “João e Maria”, “Lampiãozinho” e “Rainha da Neve”. “Toda a aceitação cultural presente dentro do [49º] festival de inverno. ‘Caminhos Drummondianos’ lotado, me chamou muita atenção nesse [49º] festival de inverno como a cidade abraçou, que os nossos teatros tem muitos anos Itabira não investe no teatro. Então, os nossos teatros ficaram lotados durante o [49º] festival de inverno. Isso demonstra para a gente, toda a estratégia que vem desenvolvendo pra se criar em Itabira esse turismo cultural. Entendendo que o turismo cultural, ele traz para a gente várias possibilidades econômicas, possibilidade de geração de emprego, possibilidade de geração de renda para a cidade em uma oportunidade imediata que é uma diversificação econômica de Itabira por meio da cultura”, destacou o superintendente.

Itabiranos e caravanas compareceram em massa na edição
da “1ª quinzena” do “49º Festival de Inverno”  (Foto/Valério Adélio) 
“Então, eu defendo muito essa questão do pertencimento nosso, por exemplo, nós tivemos rede de hotelaria lotada e cheia, nós tivemos o comércio de Itabira sendo todo movimentado desde os nossos barraqueiros comprando no comércio local. Até os mesmos itabiranos nos aquecimentos, e também se preparando pra os mesmos lugares para curtir o evento. Então, os nossos saldos do ‘49º festival de inverno’ ele nos trás muito essas palavras para mim que é pertencimento, e que a gente possa ter esse [49º] festival [de inverno] como um laboratório por quê nós vamos ser responsável pelos 50  anos [de edição] do festival de inverno numa cidade que faz 50 edições de um evento ininterrupto dessa magnitude. Então, traz isso pra gente experimentos para que a gente possa entender todo esse projeto, e construir um grande projeto dos 50 anos do tamanho que Itabira precisa, e também dentro de uma estratégia de colocar Itabira o seu festival de inverno”, completou o superintendente.

Sobre o ex-prefeito (1977/1982) Jairo Magalhães Alves (MDB), e ex-superintendentes da fundação cultural (1977-1982/1983-1988) Myriam de Souza Brandão que permaneceu até o governo do ex-prefeito (1983/1988) José Maurício Silva (MDB), sendo que o ex-superintendente da fundação cultural (1993/1996) Márcio Sampaio que exerceu e desempenhou todas as suas funções durante o governo do ex-prefeito (1993/1996) Olímpio Pires Guerra “Lí” “In memoriam” (PDT). Que são os grandes destaques do cinquentenário da próxima edição do “50º festival de inverno do ano que vem. “Eu vou destacar essas três pessoas que sempre sonharam sabe, que é colocar Itabira [-Mg-] no mapa cultural do Brasil. Então, é assim, eu acho é que nós devemos isso para a nossa cidade. Então, esse compromisso que a gente tem, e é por isso que eu estou reforçando muito essa palavra de pertencimento por que nós estamos, é colocar esse produto cultural para todos nós e a gente ter o sentimento de falar: ‘Nós temos um dos melhores festivais de inverno do nosso país’ ”, reiterou o superintendente.

O prefeito Marco Lage agradece o Dudu Nobre por ter vindo
no lugar do Jorge Aragão devido aos problemas de saúde
(Foto/Rodrigo Ferreira) 
Ainda de acordo com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), ele ainda confirmou todas as declarações do Marcos Alcântara sobre o balanço “100% positivo” da “1ª quinzena” da edição do “49º Festival de Inverno” que foi de forma muito bem programada e bem executada no decorrer desta edição. “Olha, um balanço excepcional, é por quê foi um festival programado para atender o máximo e o máximo de pessoas, é uma programação ampla, diversificada. Seja com os grandes shows que aconteceram na ‘Praça do Areão’, seja com os shows que aconteceram na renovada ‘Concha Acústica’, seja com os teatros e com as exposições de artes plásticas, os festivais e os eventos infantis em praça pública aberta ao público. É o [49º] festival [de inverno] que movimentou a cidade inteira e gerou muitos empregos e muita renda, seja os barraqueiros, alimento, bebida, segurança, produtores iluminadores e a segurança de uma maneira geral que foi muito importante nesse evento. Então é qualidade, qualidade de evento, qualidade de um festival tão emblemático no ‘49º [Festival de Inverno’]”, confirmou o Marco Lage.

Marco Lage confirma das declarações do Marcos Alcântara
 e comemora o balanço“100% positivo” durante a edição da
“1ª quinzena” do “49º Festival de Inverno” (Foto/Rodrigo Ferreira)
 
Sobre o forte esquema de segurança e o suporte que manteve todas as estruturas do “49º Festival de Inverno” durante o decorrer da execução da edição da “1ª quinzena” da edição deste festival, e com todo o forte esquema de segurança. Marco Lage ainda afirmou que não houve nenhum registro de Boletim de Ocorrência (BO) de alto teor que ocorreu na edição anterior do “48º Festival de Inverno” durante o encerramento com a apresentação da “Maria Gadú & Orquestra Ópus” que resultou em homicídio   com morte fatal na “Praça do Areão” diante do triste encerramento com “chave de ouro”.

“Excelente, e não teve nenhuma ocorrência mais graves, e somente ocorrências leves. Eu acho que o [‘49º] festival de inverno’ reuniu milhares e milhares de pessoas [...] Todos eles, e o esquema de segurança foi aprovado, agradeço a Polícia Militar [-PM-] e toda a inteligência de segurança que trabalhou junto com a Prefeitura e a fundação [cultural], e felizmente a gente mostra com isso que é um festival pra família, e que as pessoas podem vir com segurança, e a gente vê nesses grandes eventos, e inclusive, na ‘Praça do Areão’ os grandes shows com as presenças de crianças também. Então, é muito positivo e eu acho que é um espaço pro entretenimento e pra alegria, e para as emoções [...] Eu acho que sempre tem isso, os festivais, e principalmente, o [‘49º] festival de inverno’ por quê é um festival de 15 dias, ele tem que contemplar todo os públicos, inclusive, indo aos bairros, e também contemplando as comunidades, também tendo evento e fazendo o evento nos bairros, isso é muito importante. Então, é por isso que a gente destaca que o  [‘49º] festival de inverno’ é muito bem pensado nesse aspecto pra atender o máximo de pessoas”, comemorou o prefeito.

Alcione“Marrom Bombom”foi um dos maiores destaques
que roubou a cena da estreia da abertura da grade de
programação do “49º Festival de Inverno” na “1ª quinzena”
desta edição (Foto/Rodrigo Ferreira)
   
No decorrer da edição do “49º Festival de Inverno”, desde a estreia da cantora Alcione “Marrom Bombom” que arrastou uma multidão de “15 Mil pessoas” durante a abertura da grade da programação desta edição que superlotou a metade da “Praça do Areão” com o total de cerca de “200 Mil” pessoas, e também envolvendo as caravanas de diversos municípios de Itabira e região durante a execução da “1ª quinzena” desta edição, e como também de outras cidades próximas do município, sendo que a discussão sobre o forte esquema de segurança durante o decorrer da execução da grade da programação desta edição teve o envolvimento da Polícia Militar (PM) e da fundação cultural, evitando futuras tragédias que ocorreram no encerramento da edição anterior do “48º Festival de Inverno”.

“No ano que vem tem o cinquentenário [‘50º festival de inverno de Itabira’] como um dos principais destinos culturais pro turismo, um dos principais destinos culturais, Então, eu estou muito feliz, é claro que a gente tem que sempre melhorar, sempre que aperfeiçoar. Mas, o ponto alto eu destaco é o público, o povo e todos os artistas saíram de daqui de Itabira e me falaram o seguinte, a energia do povo itabirano é diferente, é uma energia muito para cima e eles adoraram. Então, isso para mim é um ponto alto, um ponto alto do festival é participação e a energia do público Itabirano”, concluiu o prefeito.

 

Notícias relacionadas:

31 de Julho de 2023/Ele é o “Rei da Festa” – “Então gente, esse prefeito tem que ser festeiro mesmo sabe por quê? O povo está muito feliz”, assumiu o Marco Lage

13 de Julho de 2023/Homenagem a José Assunção – “A nossa cidade foi pra ele muita inspiração, e nós vamos ter esse espaço”, anunciou o Marcos Alcântara

10 de Julho de 2023/“49º Festival de Inverno” - Alcione arrasta multidões e leva o público a loucura e ao delírio no solo sagrado de “Drummond”, na “Praça do Areão”

30 de Junho de 2023/Com o “Cachê Colocado”- Artistas de renome nacional cobram “R$ 838 Mil” superior a metade do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” para se apresentar no “49º Festival de Inverno”

19 de Junho de 2023/Dentro do orçamento de “R$ 1,5 Milhão” – “Concha Acústica” receberá a “Expressão Ativa”, “B-Negão”, “Chico César” e “Nenhum de Nós” que irão se apresentar em julho, no “49º Festival de Inverno”

11 de Junho de 2023/A partir da “1ª Quinzena” de julho– “O ‘49º Festival de Inverno de Itabira’ tem que estar no mapa do Brasil e do mundo como uma grande ferramenta de transformação”, defendeu o Marcos Alcântara

31 de Junho de 2022/“48º Festival de Inverno” será “100% presencial” – Mesmo com a pandemia e com “R$ 1 Milhão” em investimentos! “Mas, finalmente neste ano volta com uma força cultural que reflete muito bem”, anunciou o Marco Lage

30 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Sobre o “Paredão” x “Praça do Areão”! “Então, nós queremos realmente colocar isso em vitrine dentro da nossa programação”, defendeu o Marcos Alcântara

17 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” - Ultima semana! “Vanessa da Mata” e “Maria Gadú” serão acompanhadas pela “Orquestra Opus” na “Praça do Areão” durante o encerramento desta edição com “Chave de Ouro” neste final de semana

16 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Por uma nova cultura! “Itabira está passando por um momento novo na história cultural da cidade”, defendeu o Marcos Alcântara

07 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Com a educação “100% envolvida” na parceria! “Nós estamos fazendo isso de forma conjunta com outras secretarias”, anunciou o Marcos Alcântara

03 de Julho de 2022/“48º Festival de Inverno” – Em nome do “O Poeta Maior”! “As obras de ‘Drummond’ traz muita essência da dor e da provocação da cidade”, recordou o Marcos Alcântara

22 de Agosto de 2020/46º Festival de Inverno “on line” – Cultura virtual em plena pandemia! “A única cidade mineira que não interrompeu os seus festivais”, resumiu a Marta Mousinho

22 de Julho de 2018/Em abertura oficial! “O 44º Festival de Inverno não se resume somente a musica”, definiu a Marta Mousinho

07 de Julho de 2018/Com o orçamento de “R$ 280 Mil” para “R$ 380 Mil” - Em curta programação de 10 dias! “Paredão” está de volta e o “Bar Cultural” fica fora do “44º Festival de Inverno” pela segunda vez

08 de Abril de 2017/Na primeira noite! “Drummond”, “Festival de Inverno”, “Vesperata”, “Vesperita” e “Felit” se tornaram grandes temas e assuntos do case e painéis temáticos da Acita

10 de Julho de 2017/Após 3 anos interditado e 15 dias de programação pela segunda vez - De menos “Praça do Areão” e “Paredão”! “Concha Acústica”, “Teatro da Fundação” e “Fazenda do Pontal” será o palco principal das grandes atrações do “43º Festival de Inverno”

12 de  Agosto de  2016/42º Festival de Inverno - Jornalista lança o seu livro no memorial de “Drummond” em homenagem ao “Poeta Maior”

30 de Junho de 2016/42º Festival de Inverno - Com a volta do "Bar Cultural" no Pontal ! Artistas de renome nacional retornam a grade da programação desta edição

04 de Julho de 2015/41º Festival de Inverno – Sem bar cultural no pontal! Artistas de renome nacional são isentos da grade da programação desta edição

31 de Julho de 2013/DAMON E MARCONI DRUMMOND ANUNCIAM A PROGRAMAÇÃO DO 39° FESTIVAL DE INVERNO DE ITABIRA, QUE VÃO ACONTECER DURANTE O INVERNO

Nenhum comentário: