ABASTECIMENTO:
Fachada principal da ETE, antes e hoje atualmente. (Foto/Ascom Ita)
Reforma Administrativa
ETE Laboreaux recebe melhorias em sua estrutura física e reforma administrativa.
12/08/2013
A ETE totalmente limpa e conservada, parabéns Prefeito Damon Lázaro de Sena e ao Diretor Presidente do SAAE Jacir Primo. (Foto/Ascom Ita/ HS-Pro)
A ETE totalmente limpa e conservada, parabéns Prefeito Damon Lázaro de Sena e ao Diretor Presidente do SAAE Jacir Primo. (Foto/Ascom Ita/ HS-Pro)
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux acaba de receber uma série de melhorias em sua estrutura física. O local há tempos necessitava de serviços de conservação e manutenção. O prefeito, Damon Lázaro de Sena, pediu ao diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Jacir Primo, que a questão fosse tratada como prioridade e todas as instalações foram reformadas.
De acordo com informações do Saae – autarquia responsável pela ETE, o prédio da administração e o laboratório local estavam tomados por infiltrações provenientes do telhado, e pisos e paredes com cerâmicas soltas e quebradas. As estruturas metálicas e de concreto estavam comprometidas pela ação do tempo e pelos agentes agressivos, ou seja, gases resultantes do tratamento de esgoto. O pátio e áreas adjacentes estavam tomados pela grama alta, uma vez que a ETE Laboreaux não possuía contrato com uma empresa de prestação de serviços de limpeza.
Tubulações enferrujadas se comprometendo ao vazamento e desabamento, e hoje a ETE totalmente conservada. (Foto/Ascom Ita)
Tubulações enferrujadas se comprometendo ao vazamento e desabamento, e hoje a ETE totalmente conservada. (Foto/Ascom Ita)
Segundo o supervisor de Estação de Tratamento de Esgoto, Weber Francisco Fonseca, devido à falta de manutenção, até mesmo alguns equipamentos essenciais para o bom funcionamento da estação, estavam com problemas: filtros biológicos percoladores constantemente parados e filtro prensa com dificuldade de funcionamento.
Fachada principal da ETE, antes e hoje atualmente. (Foto/Ascom Ita)
Durante a reforma, além da pintura das instalações, tratamento e pintura das ferragens corroídas e oxidadas, foi necessário também trocar todo o revestimento do piso de cerâmica. Houve ainda uma melhor manutenção dos filtros biológicos percoladores e otimização do funcionamento do filtro prensa com treinamento de todos os operadores. As ações foram realizadas em seis meses.
Instalações da ETE antes em situações precárias, e hoje totalmente conservada. (Foto/Ascom Ita) |
Já a limpeza e conservação do pátio, ficaram por conta dos servidores da ETE Laboreaux. Sem contrato com uma empresa de prestação de serviços de limpeza há alguns anos, os servidores se reuniram em mutirão e fizeram a roçada e serviços de jardinagem local. O resultado pode ser visto até mesmo por quem passa pela estrada que liga Itabira à Nova Era.
Servidor de carreira há 22 anos, Weber Fonseca afirmou que, agora, todos os equipamentos estão funcionando normalmente. “Como havia deficiência de manutenção preventiva a operação da ETE encontrava-se sempre comprometida”, informou.
Ademais, após o trabalho realizado pelas equipes de manutenção de esgoto do Saae nos interceptores e a ligação de novas redes contribuidoras, houve um aumento de 50% da vazão de esgoto na ETE Laboreaux.
Reforma Administrativa
A ETE Laboreaux também passou por uma adequação do número de servidores para atender à Nota Técnica 02/2012 da Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/ MG). Tal Nota determinou que, para um funcionamento de qualidade, a ETE poderia ter apenas 14 funcionários.
Sendo assim, a estação de Laboreaux conta com 10 operadores de estação de tratamento de esgoto, um técnico em saneamento, um supervisor e um auxiliar de serviços gerais. Para Weber Fonseca, além de atender à exigência da Arsae, esta adequação também valoriza o servidor, uma vez que, com menos funcionários, cada um se torna ainda mais responsável pela qualidade de seus serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário