Banner 728x90

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CULTURA:

Projeto “Claro Enigma” volta com força total e exibe filme de Jacques Tati no Memorial.

21/08/2013



Jacques Tati se fez famoso pelo humor contemplativo de seus filmes. O ator e diretor francês é tido como célebre no cinema europeu, mas poucas pessoas lembram de sua curta obra (apenas seis longas). Apesar disso, é o criador de um famoso e atrapalhado personagem, Sr. Hulot, que poderá ser visto no filme “Meu Tio”, que a Fundação Cultural exibe nessa quarta-feira, 21, às 19h30, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.
 
 
Com “Meu Tio”, Jacques Tati conquistou o prêmio especial do júri do Festival de Cannes de 1958. Realizado em cores, o filme tem um visual elaborado. O roteiro opõe a casa bagunçada e antiga em que vive Sr. Hulot com o ambiente ordenado e moderno de seus parentes.
 
(Foto/Divulgação)
 
O Sr. Hulot é um cavalheiro simpático, mas seu dom para acidentes e trapalhadas cultivam ao mesmo tempo o incômodo e o agrado do público. Ele é tio de um menino bagunceiro, com pais vivem para construir inventos tecnológicos que não funcionam como deveriam. Há uma crítica clara à mania de modernidade, mas o filme está focado nas relações entre seus personagens.
 
(Foto/Divulgação)

E é nessa tônica que se desenha a proximidade de Hulot e seu sobrinho, que preferem ganhar as ruas em busca de diversão espontânea a ostentar incontáveis bugigangas sem muita serventia. Para que esses contrapontos fiquem ainda mais evidentes, Tati lança mão de gags visuais que vão armando uma piada atrás da outra.
 
“Meu tio” é exibido a partir das 19h30, nessa quarta-feira, 21 de agosto, no Memorial Carlos Drummond de Andrade.

Nenhum comentário: