Banner 728x90

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Oficinas temáticas são algumas das atrações da 13ª Semana Drummondiana

A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), nessa edição da Semana Drummondiana, oferece ao público, gratuitamente, uma série de oficinas temáticas voltadas para a literatura, bem como o estudo da obra de Carlos Drummond de Andrade.

Ministrada por José Márcio Barros e Lívia Espírito Santo, a oficina “Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade” pretende realizar um passeio às memórias que os espaços domésticos da cidade oferecem. Por meio do registro fotográfico e sonoro do interior das casas e lembranças de seus habitantes, são explorados os modos de tecer memórias e a importância do patrimônio material e imaterial. A oficina começa explorando a Casa de Drummond e acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, das 14h às 20h. 

A pesquisadora itabirana Leda Carvalho, em sua oficina “A sacralidade da vida em Drummond”, por meio de uma roda de leitura, promove uma imersão nos poemas e nas crônicas do poeta itabirano. Intercalando música, pesquisa de imagens e dinâmicas de entrosamento, busca diminuir o distanciamento entre autor e leitor. A oficina também acontece na Casa de Drummond, dia 27 de outubro (segunda-feira), das 19h às 21h30.

O ilustrador Laz Muniz e a contadora de histórias Alexsandra Teixeira recebem as crianças, na quarta-feira, 29, às 14h, na FCCDA, para a atividade “Pim! Pam! Pum... Fedeu!”. Enquanto Alexsandra conta histórias, Laz Muniz faz suas ilustrações simultaneamente. Assim, eles levam o público infantil a momentos de lazer, interatividade, diversão e cultura literária.


E, encerrando a programação de oficinas, ainda no dia 29, às 16h, a galeria da FCCDA recebe a atividade “Desenhando ao som de chocalhos”, com o ilustrador e escritor Josias Marinho. Ele recebe o público para contar sobre sua obra baseada na literatura afro-brasileira e, em seguida, comandar uma oficina em que os participantes usam chocalhos nos tornozelos, uma espécie de sapatos-carimbo e produzem não só sons, como arte.

Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feita na FCCDA, na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro ou pelo telefone 3835-2102.

Outras informações no site www.fccda.mg.gov.br.

Nenhum comentário: