A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) prepara-se para a realização do 41º Festival de Inverno de Itabira, entre os dias 5 e 26 de julho de 2015. Com o tema “A Rosa e o povo, o eu e o mundo”, a FCCDA comemorará os 70 anos de “A Rosa do Povo”, um dos livros mais importantes do poeta itabirano, cuja primeira edição foi lançada em 1945.
A temática deste ano abre um arco de grande amplitude − vai do abstrato ao concreto, do pessoal ao universal –, e oferece espaço para toda a diversidade da expressão artística. A ideia da FCCDA é estimular todos os criadores, que fazem da arte brasileira uma das mais belas, mais ricas e mais originais do nosso tempo, para que participem dessa celebração da cultura nacional.
Um das etapas da elaboração da agenda do Festival de Inverno é a publicação de um edital, para que os artistas possam enviar propostas e apresentar seus trabalhos. Divulgado desde o dia 20 de janeiro, o edital lista as categorias, a documentação e os quesitos avaliativos para os interessados em participar da extensa programação.
Os proponentes têm até o dia 20 de março para encaminhar as propostas. Divido em duas categorias, o edital abrange projetos de circulação de eventos, apresentações e espetáculos, bem como de formação e de experimentação artístico-culturais.
Encerrado o prazo para envio, as propostas serão analisadas por comissões formadas por cinco membros: dois representantes da FCCDA, um representante do Conselho Municipal de Cultura e dois técnicos de cada categoria, de reputação ilibada e comprovada experiência profissional nas respectivas áreas.
As comissões se basearão nos seguintes critérios para avaliar as propostas:
1. Adequação das linhas da(s) proposta(s) ao tema do Festival de Inverno de Itabira;
2.Coerência de objetivos, metas, metodologia, justificativa e crítica pública da(s) proposta(s);
3. Contribuição para o fortalecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira;
4. Comprometimento com o aspecto cultural e a diversidade da expressão artística, visando a ações que privilegiem a essência sociocultural, a realidade da vida e o cotidiano das pessoas e do meio cultural;
5. Análise do portfólio e/ou histórico da(s) Iniciativa(s) parceira(s), mérito e abrangência da proposta, incluída a contribuição para o desenvolvimento local e para os impactos esperados no desenvolvimento da ação/projeto/atividades.
As propostas devem ser enviadas pelo correio, com todos os documentos obrigatórios definidos no edital, que, com seus anexos e respostas às perguntas mais frequentes, pode ser acessado no site www.fccda.mg.gov.br
Outras informações pelo telefone 31-3835.2102.
Nenhum comentário:
Postar um comentário