Representando Itabira dentre 28 estados e 853 municípios mineiros, Don Carlos particiapa do curso de capacitação de Desenvolvimento Sustentável (Foto/Acom Ita)
|
Desde o dia 19 do mês passado, o secretário municipal José Don Carlos Alves dos Santos está em Brasília, no Distrito Federal-Df, participando do curso de especialização Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Don Carlos (Foto/Acom Ita) |
Visando ampliar a capacidade dos municípios em criar estratégias de desenvolvimento econômico local, por meio de políticas públicas que interajam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) foi uma das 100 selecionadas. No total, cerca de 1,1 mil gestores e cidades foram avaliados para fazer parte da primeira turma nacional deste programa.
Don Carlos disse acreditar que um dos quesitos para habilitar a participação de Itabira foi o processo de implantação dos ODS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), iniciado em março do ano passado. “Então, a seleção para este curso coloca o nosso município [de Itabira] na plataforma de desenvolvimento local e sustentável do Ministério do Planejamento”, defendeu.
Após a conclusão desta especialização, Don Carlos informou ainda que Itabira terá como meta a implantação dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais [Aspil], “que nos possibilitará promover a diversificação econômica com o apoio do Governo Federal, já que seremos uma das cidades polo para inserir as metas dos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da agenda 2030 da ONU [Organização das Nações Unidas], que associa crescimento econômico, social e ambiental”, destacou.
Curso
Para o Don Carlos, o programa é “altamente qualificativo”, pois conta com professores da ONU e do MPDG, além de promover um intercâmbio entre secretários e prefeitos de diversas regiões do país. “Estou recebendo um aprendizado limpo e direto da fonte. São esses professores inclusive, que elaboraram o conteúdo. Tem também a integração e troca de informações com os demais 99 gestores dos vários municípios do Brasil”, avaliou.
A participação da Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) neste programa é totalmente custeada pela União (curso, transporte, hospedagem e alimentação). Esta é a primeira etapa que terminará no dia 14 de dezembro e, em março de 2019, a Enap iniciará o segundo módulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário