Banner 728x90

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

“O Maior Simulado do Brasil” tem baixa adesão - De “19 Mil” para “8 Mil” participantes que equivalem a “49,9 %”! Defesa Civil afirma que o simulado teve a duração de “45 Minutos” em “96 Pontos de Encontro” da cidade


Com “50%” do simulado concretizado - Missão cumprida! “A gente veio aqui com a satisfação e com o sentimento de sucesso do nosso simulado”, comemorou o Rodrigo Souza


Chefe do Gabinete Militar, Rodrigo Souza afirma que o simulado de evacuação teve baixa adesão de 49,9%  (Foto/Déborah Oliveira/DeFato)  

De acordo com o Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coordenador Estadual de Defesa Civil/MG (CEDEC-MG) tenente coronel da Polícia Militar (PM) Rodrigo Souza Rodrigues, ele afirmou que contava com a participação maior das “19 Mil” pessoas durante o simulado de evacuação das Zonas de Auto Salvamento (Zas)
e das Zonas de Segurança Secundária (ZSS) que moram em “5,2 Mil” imóveis, e sendo que somente 7.770 pessoas (equivalendo a ‘49,9%’ da participação dos moradores dos Zas e Zss) que moram em 27 bairros compareceram para participar do simulado de evacuação do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) que aconteceu durante a tarde deste sábado (17).

4 Mil funcionários da Vale foram disponibilizados para dar
o total suporte aos moradores dos Zas durante o simulado
(Foto/Rozenilda Lemos)
Também foram disponibilizados “4 Mil” funcionários da Vale S/A e demais contratadas da mineradora que deram todo o maior suporte durante o simulado de evacuação nos 27 bairros com “Zonas de Salvamento” e “Zonas de Segurança”. “A gente veio aqui com a satisfação e com o sentimento de sucesso do nosso simulado [de evacuação]”, comemorou o Rodrigo Souza.

Onde os moradores das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas de Segurança” se deslocaram dos seus “5,2 Mil” imóveis através das “1,8 Mil” placas das “Rotas de Fuga” para os 96 pontos de encontros que foram demarcados pela própria Vale (S/A) ao acionar as sirenes do Paebm que durou “45 Minutos” e “2 Segundos”, e sendo que o primeiro morador chegou no “Ponto de Encontro” com apenas “15 Segundos” em menos de “1 Minuto” durante a simulação do rompimento da barragem que acabou batendo o recorde em tempo hábil no momento em que as sirenes foram acionadas em 15 barragens de mineração da cidade. Que são cadastradas pela Agencia Nacional da Mineração (ANM).

Moradores do Bela Vista vão para o ponto de encontro durante
o simulado de evacuação  (Foto/Rozenilda Lemos)
Sendo que o simulado contou com as presenças do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves; das Defesas Civis Estaduais do Pará (Pa) e de Santa Catarina (Sc), além das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Barão de Cocais e Nova Lima. O Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves também estive presente para poder acompanhar o maior simulado da história do Brasil.

Que ainda resultou na diferença de “2 Minutos” durante o segundo simulado de evacuação das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundária” que aconteceu recentemente em Barão de Cocais-Mg (com ‘43 Minutos’ de duração) durante a tarde deste sábado (18), de maio, deste ano. “E a agente gostaria, então, neste momento de deixar aqui a sociedade e a comunidade daqui de Itabira. O nosso agradecimento por ter recebido o nosso chamamento, e ter compreendido a importância e a relevância desse treinamento preventivo para a nós. Com certeza agora seguir avaliando os dados que nós recebemos, e fazendo as correções devidas para que o nosso plano de atendimento em caso de sinistro. A gente tenha um sucesso também, e que todas as pessoas possam ser salvas”, destacou o Rodrigo Souza.      

Cerca de '5,2 Mil' moradores se deslocaram das suas casas para
o ponto de encontro (Foto/Rozenilda Lemos) 
Sobre os casos de atendimento de saúde durante o simulado de evacuação, Rodrigo Souza ainda esclareceu que houve 154 pessoas que foram encaminhadas para os atendimentos de saúde, e somente 2 pessoas foram encaminhadas aos médicos de plantão  por problemas de cabeça e por ataque cardíaco em pleno simulado de evacuação, após o acionamento das sirenes do Paebm. Sendo que 44 pessoas passaram mal durante o simulado de evacuação.

Houve ainda 5 registros de Boletins de Ocorrência (BO) (2 ocorrências foram registradas antes do simulado de evacuação, e mais 3 ocorrências registradas pós-simulado) que foram feitos pela Polícia Militar de Minas Gerais  (PMMG). Com cerca de 150 oficiais da PM dentre as Polícias; Militar Ambiental (PMA), Rodoviária Estadual (PRE) e do pelotão do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) entre Ipatinga-Mg e Governador Valadares –Mg que foram deslocados e distribuídos por todo o canto da cidade. Para todo o aporte ao 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) durante o simulado de evacuação nas “Zonas de Salvamento” e nas “Zonas Secundária”, e com a inclusão de mais 45 oficiais do Corpo de Bombeiro Militar (CBM).   

Durante a coletiva de imprensa, Rodrigo Souza ainda esclareceu sobre as sirenes que foram acionadas com volume baixo, do qual os moradores das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas de Segurança” reclamaram que não ouviram as sirenes durante o simulado de evacuação em 96 “Pontos de Encontros” estratégicos da cidade que foram demarcadas pela própria mineradora. Sendo que os “19 Mil” moradores das “Zonas de Salvamento” e “Zonas de Segurança” ainda não ficaram bem esclarecidos sobre o novo aplicativo para poder fazer o todo o acompanhamento destas 15 barragens de mineração do município.

Com sujeito a realizar um novo simulado de evacuação para obter a maior participação dentro dos “19 Mil” moradores das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas de Segurança”. Ele ainda esclareceu que todas essas medidas serão tomadas e providenciadas entre a mineradora em favor destes moradores. “Então, são várias medidas que são importantíssimas para a orientação e utilização da nossa população de Itabira”, concluiu o Rodrigo Souza.  

Gerente geral da Vale Rodrigo Chaves
(Foto/Déborah Oliveira/DeFato)
Para gerente-executivo do Complexo Itabira e Água Limpa, Rodrigo de Paula Machado Chaves, o simulado evacuação das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas de Segurança” foi um enorme e verdadeiro sinônimo de sucesso, e com o risco zero na intervenção da Polícia Militar nos autos flagrantes, de forma criminal. Rodrigo Chaves ainda falou sobre a importância sobre o maior simulado de evacuação do Brasil que aconteceu em Itabira-Mg. “Eu quero aproveitar esse momento de agradecer a toda à população itabirana, é importante a gente fazer o simulado [de evacuação] desse porte e ver a capacidade dos itabiranos, e a cidadania dessas pessoas. Pra nós foi um sucesso o simulado [de evacuação] como todos colocaram. O quê que é um sucesso? É aprender! Esse é o grande ponto. Nós viemos hoje é para aprender, e temos certeza que vamos sair daqui melhor do que chegamos”, concluiu o Rodrigo Chaves.  


Desde o início de 2019, a Defesa Civil de Minas Gerais já coordenou oito simulados de evacuação de emergência:

-Barão de Cocais (25/3/2019)
Participantes: 3.626 (60% do esperado)    
     
-Santa Bárbara (29/3/2019)
Participantes: 834 (50% do esperado)        
   
-Itabirito (31/3/2019)
Participantes: 4.770 (109% do esperado)       

-Nova Lima (31/3/2019)
Participantes: 2.400 (57% do esperado)       

-Raposos (31/3/2019)
Participantes: 794 (33% dos esperados)

-São Gonçalo do Rio Abaixo (4/4/2019)
Participantes: 2.674 (109% do esperado)

-Barão de Cocais (18/5/2019)
Participantes: 1.600 (27% do esperado)

-Conceição do Mato Dentro (6/7/2019)
Participantes: 129 (32% do esperado)
  

Nenhum comentário: