Banner 728x90

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Documentos raros sobre Drummond - Acervo adquirido pela FCCDA é disponibilizado à comunidade itabirana

 
Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), faz a entrega dos documentos ao Superintendente da FCCDA Marconi Drummond (Foto/Ascom Ita)


No dia em que o poeta Carlos Drummond de Andrade completaria 111 anos, cartas escritas por ele (geralmente endereçadas à mãe) foram entregues oficialmente à comunidade itabirana na noite de quinta-feira (31). O acervo conta também com fotografias e documentos que pertenciam à família Andrade, bem como a edição autografada do livro “Alguma Poesia”. A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o apoio da Prefeitura de Itabira, investiu R$ 21 mil na aquisição dos documentos e R$ 20 mil na aquisição do exemplar do livro.

Presidente da Câmara Municipal Rodrigo Alexandre Assis Silva (PV), Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV), Superintendente da FCCDA Marconi Drummond e o representante da família Alvim (que era guardiã do livro) Antônio Alvim, presentes no encerramento da 12ª Semana Drummondiana (Foto/Ascom Ita) 
A solenidade fez parte do encerramento da 12ª Semana Drummondiana e teve a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, do superintendente da FCCDA Marconi Drummond Lage, do presidente da Câmara Municipal Rodrigo Alexandre Assis Silva e do representante da família Alvim (que era guardiã do livro), Antônio Alvim.

Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena (PV) e o Superintendente da FCCDA Marconi Drummond, recebem do representante da família Alvim (que era guardiã do livro) Antônio Alvim o Livro raro escrito pelo poeta Carlos Drummond de Andrade: "Alguma Poesia" (Foto/Ascom Ita) 
O superintendente da FCCDA falou sobre o raro exemplar do livro e os 212 documentos adquiridos. “Um pouco do legado do poeta fica na cidade. Todos somos guardiões desse precioso acervo”, afirmou. “Devemos desculpas a Drummond pela visão errônea de que não honrava sua cidade. Ele sempre foi um observador atento e pedia notícias à mãe sobre Itabira”, acrescentou Marconi.

Damon de Sena destacou: “Drummond tinha uma visão muito além do tempo em que vivia. Ele enxergava longe e por isso foi mal interpretado. Com o passar do tempo, vamos entendendo sua magnitude. Nesses documentos estão expressos valores que a sociedade tem perdido”.

Editores do Jornal “O Cometa Itabirano”: Marcelo Procópio, Paulo Assuero Sampaio e Eugênio Quintão (Genin), prosseguem  com o bate-papo “Cometando Druumond”, em comemoração ao 111° Aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade (Foto/Ascom Ita) 
 Em seguida, houve a entrega simbólica dos documentos e do exemplar do livro. A noite prosseguiu com o bate-papo “Cometando Druumond”, que teve a participação dos escritores e editores do jornal “O Cometa Itabirano” Marcelo Procópio, Paulo Assuero Sampaio e Eugênio Quintão (Genin).

Nenhum comentário: