Banner 728x90

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cultura: Casa de Drummond e Memorial Carlos Drummond de Andrade se beneficiam com repasses de verba estadual

 
Fachada da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Foto/Rodrigo de Oliveira/Divulgação)
 
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade participou do Chamamento Público para Modernização de Museus 2013 e teve o projeto voltado para a Casa de Drummond aprovado. A verba, repassada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), por meio do Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus é de R$ 264.250,00 (duzentos e sessenta e quatro mil duzentos e cinquenta reais).

O Superintendente da Fundação Cultural, Marconi Drummond ressalta que 2013 foi um ano de planejamento. “Recebemos essa verba como um reconhecimento do nosso trabalho. Realizamos e formatamos vários projeto buscando recursos dos governo federal e estadual e felizmente conseguimos ser contemplados”, explica.

Com esse recurso financeiro, a Fundação Cultural poderá investir em programas de modernização da Casa de Drummond com aparatos tecnológicos, elaboração de projetos multimídia, adequação do espaço às novas mídias e projeção de espaços expositivos. Além disso, poderá ainda expandir e projetar o Programa Drummonzinhos promovendo a capacitação dos integrantes voltada para a arte e a educação.


Museu Casa de Drummond


Casa onde morou o poeta Carlos Drummond de Andrade pode ser o museu para retratar e resgatar a sua história desde a sua infância (Foto/Rodrigo de Oliveira/Divulgação)

O sobrado, com características de arquitetura barroca, foi a casa da infância do poeta Carlos Drummond de Andrade e possui um grande potencial a ser explorado, já que a Fundação Cultural é detentora de um vasto acervo sobre a vida e a obra do poeta. 

Ao se transformar em um museu, a Casa de Drummond passa a ser capaz de abrigar objetos como a primeira máquina de datilografia do poeta, coleções de cartas e fotografias, prêmios literários que ele recebeu ao longo da vida, obras de arte feitas em sua homenagem, entre outros bens preciosos. 

Segundo Marconi Drummond, “o projeto pretende ainda valorizar a casa natal do poeta que, por si só, já é o item número um do acervo. Nela será possível criar ainda um projeto educativo que fortaleça, difunda e guarde a memória do poeta.”


Memorial Carlos Drummond de Andrade

Memorial Carlos Drummond de Andrade vai ser reestruturado para melhroias do espaço físico e recuperação de seu acervo histórico do poeta maior (Foto/Wilson Rodrigo) 

Por intermédio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura – Diretoria do Fundo Estadual de Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura de Minas de Gerais, aprovou, em novembro, um dos projetos de reestruturação do Memorial Carlos Drummond de Andrade que prevê o repasse de R$80.000,00 (oitenta mil reais) para melhorias do espaço físico e recuperação do acervo. Por meio dessa aprovação, a Secretaria de Estado da Cultural reconhece o mérito cultural do projeto, assim como sua importância na busca por benefícios que contemplam a comunidade itabirana.

Marconi Drummond esclarece que essa verba é apenas o ponta pé inicial. O projeto pensado para esse espaço é ainda maior e mais detalhado. “Memorial Carlos Drummond de Andrade une dois ícones da cultura brasileira, Oscar Niemeyer e Drummond. A Fundação Cultural busca, a longo prazo, a chancela e o selo do escritório Niemeyer. Para tal, vem sendo desenvolvido um extenso projeto de recuperação do aparato arquitetônico do prédio.” 


Planos Futuros

Nesse mês de dezembro, Marconi Drummond, o Prefeito Damon Lázaro de Sena e o Vice Prefeito Reginaldo Calixto, realizaram uma visita de cordialidade e aproximação com a família do poeta, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, conheceram também a Casa Rui Barbosa onde apresentaram o trabalho realizado em Itabira e estreitaram laços com essa Fundação dedicada ao Museu da Literatura Brasileira.

“Em nossa visita, Pedro Drummond se mostrou absolutamente aberto a estabelecer parcerias, elaborar projeto, efetivar doações de objetos pessoais e mobiliário, nos ajudar a expandir o acervo bibliográfico do memorial. Acredito que essa é uma resposta extremamente positiva e que Itabira esteja de mãos dadas com a família do poeta no sentido de fortalecer e organizar as instituições e projetos que têm essa missão de salvaguardar a obra drummondiana.”  

Nenhum comentário: