Esse deverá ser o último pagamento da remuneração variável no injusto modelo de PR; agora é lutar pela implantação de uma PLR justa
O pagamento da PR 2013 será no dia 28 de fevereiro de 2014.
Os trabalhadores fizeram a sua parte, por uma PR descente!
Empregados da Vale receberão PR no final do mês de Fevereiro deste ano (Foto/Metabase/Arquivo/Divulgação)
|
O pagamento da PR 2013 será no dia 28 de fevereiro de 2014.
Esse deverá ser o último pagamento da remuneração variável no injusto modelo de Participação no Resultado (PR). Há anos o Metabase critica este programa que tantos prejuízos causou aos trabalhadores por causa das suas metas inatingíveis, de sua falta de transparência e no qual a chefia – já beneficiada com salários maiores – fica com a maior parte do bolo em detrimento da maioria dos trabalhadores. Aliás, nem a chefia consegue explicar os valores da PR - sujeita a toda sorte de manipulações - o que acaba gerando uma guerra de informações.
Um exemplo claro dessa confusão ocorreu no início do ano passado quando a Vale anunciou que a PR máxima seria de três salários. O valor só foi elevado graças à intervenção do Metabase.
Por causa das pressões do Metabase e da grande insatisfação dos trabalhadores, a Vale reconheceu a falência do modelo de PR e concordou em negociar a sua substituição pela PLR – Participação nos Lucros e Resultados - a ser paga a partir de 2015.
As negociações para implantação da PLR serão um dos grandes desafios de 2014 com o objetivo de conquistar uma remuneração variável justa para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
Os trabalhadores fizeram a sua parte, por uma PR descente!
2013 começou com a Vale anunciando aos trabalhadores dificuldades econômicas e que eles não deveriam criar expectativas em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho. Mas, no final do ano, divulgou seus “excelentes resultados” do 3º trimestre com lucro líquido de R$ 21,5 bi e produção de minério de 226,6 milhões de toneladas nos nove meses do ano. Destaque para as 86 milhões de toneladas no 3º trimestre – “o 2º melhor trimestre da nossa história em termos de volume”, ressaltou a Vale. O aumento da produtividade dos trabalhadores foi, portanto, preponderante para a empresa reverter a situação e recuperar a lucratividade. O lucro líquido deve ser de quase R$ 30 bilhões em 2013. Dessa forma, a Vale tem totais condições de pagar uma PR decente para minimizar os danosos efeitos do péssimo reajuste do Acordo que gerou insatisfação e frustração entre os trabahadores.
Numa discussão com o Metabase sobre PR, a empresa informou que as interrupções no transporte do minério devido às chuvas não interferirá no cálculo da PR. Assim esperamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário