Banner 728x90

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prevenção - Começa 2ª etapa da vacinação contra HPV para adolescentes entre 11 e 13 anos

Nesta semana, começou em todo o país a segunda etapa da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que pode desencadear o câncer de colo do útero. A imunização é direcionada às adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 e 13 anos. Quem recebeu a primeira dose aos 13 anos e já completou 14 deve receber a segunda dose.

A campanha promovida pelo Ministério da Saúde é realizada em Itabira por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacinação acontece nas escolas municipais, estaduais e particulares. Não é necessária nova autorização dos pais ou responsáveis, uma vez que o documento já foi preenchido por eles e a segunda dose faz parte do cronograma definido pelo Ministério da Saúde. 

A imunização também está disponível nas unidades de saúde do município que possuem sala de vacina, no horário de 8h às 16h30. Nas duas situações, a adolescente deve apresentar o cartão de vacina às equipes de saúde.

Para garantir a imunização completa, cada adolescente deverá tomar três doses: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose (reforço), cinco anos depois. Na primeira etapa, Itabira ultrapassou a meta definida pelo Ministério da Saúde: até agosto, o município imunizou 2.270 adolescentes (85,15% do público-alvo), sendo que a meta era de 80%. Para a segunda etapa, Itabira recebeu 2.827 doses. 


Saiba mais

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de colo uterino possui altas taxas de incidência e mortalidade. No Brasil, é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres, após os de mama e de colo retal. O vírus HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. 

A época mais favorável para a imunização é na faixa etária de 9 a 13 anos, de preferência antes do início sexual (ou seja, antes da exposição ao vírus). No próximo ano, a vacina será oferecida a meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, a meninas de 9 anos.

Nenhum comentário: