Banner 728x90

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Parceria FCCDA x UNIFEI – Drummonsters! “A tecnologia também se encaixa a cultura”, definiu a Marta Mousinho

Superintendente da fundação cultural, Marta Mousinho  (Foto/Arquivo/Divulgação)

Em comemoração ao aniversário de nascimento da Dolores Dutra de Moraes, esposa do poeta Carlos Drummond de Andrade na noite de abertura da exposição “Drummond, Fala, Fala, Fala” na noite de quinta-feira (19), de abril deste ano. A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Marta Gomes Mousinho Barbosa iniciou a abertura oficial “Drummond, Fala, Fala, Fala” agradecendo o neto do “Poeta Maior”, o curador da exposição Pedro Augusto Graña Drummond pela grande parceria com os alunos do curso de engenharia de eletrônica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/Campus Itabira) que tomaram iniciativa de ter viabilizado o projeto “Drummonsters”, através dos telefones de “Drummond” que estavam parados há mais de décadas na residência do Pedro Drummond após a morte de seu avô, e estão expostos dentro do saguão da fundação cultural para que os visitantes de todo o Brasil e do mundo possam atender o telefonema para ouvir e sentir a voz poética de “Drummond” em união da poesia com a tecnologia que forma o divisor de águas na história da Unifei. “Isso, demonstra como que a tecnologia também se encacha a cultura complementando sobre essa equipe; destaque e empenho tanto dos mestres e quanto dos alunos; a dedicação, a competência e o registro”, definiu a Marta Mousinho. 

Fundação Cultural (Foto/Arquivo/Divulgação)
Muito Tímido de falar em publico diante do grande agradecimento desta importante parceria com a Fundação Cultural e Unifei. Para o Pedro Drummond, é um grande motivo de muito orgulho de ser homenageado com este ilustre projeto “Drummonsters”  através da disposição dos telefones que foram herdados pelo “Poeta Maior”, que se encontram expostos para os visitantes no saguão. Pedro Drummond ainda afirmou que Itabira tem exportar a cultura para o mundo. “Eu estou muito feliz por que sempre que eu venho em Itabira, eu sou recebido com muito carinho. Isso faz muito bem para a minha saúde. Então, eu sou muito agradecido por tudo que eu recebo aqui em Itabira. Pelo carinho e pela atenção que vocês me dão. É uma emoção muito boa para mim de estar no aqui palco. Mas, espero não chateá-los com muitas palavras. É um orgulho também por que vocês estão mostrando que a gente pode matar a saudade de pessoas queridas, e estamos juntos. E um pouco que eu estou fazendo aqui é isso! Matando a saudade com a herança que eu recebi. E a herança são vocês e a cidade de Itabira que é o meu passado, e também é o meu futuro (...) Então, isto é fundamental, e eu estou muito feliz por tudo isso. E então,  não vou perturbá-los mais e tem mais pessoas mais inteligentes do que que dispostas a falar coisas melhores (...) Isso é uma felicidade e uma emoção muito grande. Estamos celebrando a vida e a memória daquilo que nos pertence; ‘a poesia que surgiu em Itabira que viaja pelos ventos do mundo’”, comemorou.  

Encantado e emocionado com a união da cultura com a tecnologia, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) falou da importância da exposição “Drummond, Fala, Fala, Fala” durante a abertura oficial do evento. “Bem gente, um dia de alegria pra todos nós de estarmos aqui com mais uma exposição. É uma coisa muito interessante e muito inteligente por parte da equipe dos alunos e professores da Unifei. É trazer a tecnologia pra dentro da cultura, e trazer o Drummond para a tecnologia. Isso é uma coisa diferente que demonstra e a gente não sabe tudo isso. Isso é possível, e com certeza já está fazendo sucesso. Então, eu fico muito feliz de abrir este evento”, disse.


Nenhum comentário: