Banner 728x90

sábado, 11 de maio de 2019

“Festa do trabalhador” no Metabase com muita energia positiva - “1º de Maio”! “Dialogo para conquistar e resistência para alcançar”, defendeu o sindicalista


Estreia na “Festa do Trabalhador” – Pela primeira vez! “É com vocês que nós fazemos esse trabalho de luta e de muita conquista”, comemorou O André Viana


Presidente do Sindicato Metabase faz a sua primeira abertura oficial da "Festa do Trabalhador" (Foto/Rodrigo Ferreira)   

Durante as comemorações festivas do “Dia do Trabalhador” desta quarta-feira (01) dentro da grade da programação da “Semana do Trabalhador”, do qual os vereadores André Viana Madeira (Podemos) e Allain Anderson Figueiredo Gomes (PDT) foram os autores do Projeto de Lei nº 29/2019 que institui a “Semana do Trabalhador” que passa a realizar-se anualmente durante a semana que compreende o dia 1°de Maio. Sendo que o projeto foi sancionado pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) para viabilizar as comemorações festivas destes “25 Mil” trabalhadores queestão desempregados neste momento devido à crise econômica mundial que assola o município e a nação, no momento. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase), vereador André Viana Madeira (Podemos) iniciou o seu pronunciamento com o pé direito para garantir a total retomada das tradicionais festividades do “Dia do Trabalhador” em favor dos seus associados e dos trabalhadores da categoria. De forma muito antecipada, André Viana já tinha anunciado durante a coletiva de imprensa, após vencer as eleições do Metabase no ano passado. Como era na gestão do ex-presidente (1986-1990/1991-1997) do Sindicato Metabase, Milton José Martins Bueno, anteriormente.


Ex-presidente do Sindicato Metabase Milton Bueno e André Viana 

(Foto/Rodrigo Ferreira)
“Onde nós abrimos as portas para todos os trabalhadores da cidade que independente qual a firma [que] ele veste se é autor ou não. Esse dia é dedicado a todos os trabalhadores da cidade de Itabira e região. Nós, estamos ai numa festa reflexiva e também uma festa celebrativa. A reflexão cabe por quê esse dia ficou marcado há 130 anos atrás com a morte dos trabalhadores queimados [vivos] nos Estados Unidos [da América-EUA] em um ato de covardia, e esta data ficou marcada por uma reflexão do progressão e luta pelos trabalhadores. E celebrativo por quê o trabalhador precisa de ter momentos [de] lazer, esporte, ensinamento e aprendizagem. E todo esse evento lindo e essa estrutura do Clube [Recreativo do Metabase] é mantida pelos trabalhadores, e estamos dando uma festa gratuita aos trabalhadores. O Metabase e a nova gestão, um novo tempo, mudança, renovação e transparência. Estamos ai abrindo as portas a todos os associados e os trabalhadores, famílias e crianças. Para ter um excelente dia em nossa cidade com muita paz, harmonia e também no dia de luta. O trabalhador e o aposentado estão sofrendo uma agressão, e nós precisamos unir forças com todas as entidades [mais] sérias que vem fazendo o trabalho de luta, coragem  e de disposição. E nós colocamos a disposição de vocês. O nosso lema é; ‘diálogo para conquistar e resistência para avançar’; é com vocês que nós fazemos esse trabalho de luta e de muita conquista sejam muitos bem vindos ao Metabase”, defendeu o sindicalista.                        

Padre Renato Cruz e do Pastor Wagner Rodrigues fazem as celebarções pelos trabalhadores 
e pelos "25 Mil" desempregados (Foto/Rodrigo Ferreira)
Que contou ainda com as presenças do Padre Renato Cruz e do Pastor Wagner Rodrigues de Miranda que fizeram todas as suas pregações durante as orações em favor dos trabalhadores ativos e dos “25 Mil desempregados” no momento. Que também ainda contou com a presença do ex-presidente do Metabase, Milton Bueno que é um dos grandes ícones da história liderança sindical que liderou e defendeu com unhas e punhos a greve dos funcionários da Companhia Vale do Rio do Doce (CVRD), em 1989, ainda estatal, hoje, denominado “Vale S/A”, da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997 pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda-RJ, durante o governo do ex-presidente da república (1995-1998/1999-2002) Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Sendo que o Milton Bueno ainda recebeu das mãos do André Viana a homenagem, após a sua reaparição depois de 22 anos afastado dos bastidores e dos holofotes da mídia local. Depois de ter se aposentado da mineradora por tempo de serviço e ter retornado para sua terra natal em Nova Era - Mg, após ter sido derrotado nas urnas das eleições de 1997 pelo seu ex-vice-presidente (1997-2002) do Metabase, e adversário José Alberto Miguel “Negão”. “Por que é primor nosso começar em todo e em qualquer evento do Metabase com uma benção. Independente de uma religião [católico ou evangélico] que você segue, e no credo que você crê. Nós temos o compromisso de sempre começar os eventos com as palavras [de Deus]”, disse.

Após as “derrotas” e “vitórias”, Milton Bueno e  “Negão” se reencontram
nos nos “Bailes da Vida” despois de 22 anos afastados dos holofotes
da política local (Foto/Rodrigo Ferreira)
Além da apresentação do cantor “Zé Geraldo”, na “Praça do Areião” com cerca de “3 Mil” pessoas durante a “Semana do Trabalhador” dentro da grade de programação do evento na antecipação do feriado nacional do “Dia do Trabalhador”. De acordo com o André Viana, foram arrecadados mais “1 Mil lts” durante a corrida rústica que serão repassados para as entidades e instituições filantrópicas da cidade, do qual os atletas se deslocaram da “Praça do Areão” até o “Clube do Metabase”, e com a previsão e a expectativa de arrecadação de mais de “2 Toneladas” de alimentos não perecíveis até o final do evento. Durante a festa do trabalhador no “Clube do Metabase”, houve muitas premiações [entre troféus e medalhas] para os corredores que fizeram o percurso pelo trajeto da Praça do Areão dentre as proximidades da Fundação Comunitária do ensino superior de Itabira (Funcesi). Ainda com praças de alimentação, shows, sorteios de prêmios e brindes aos trabalhadores e associados do Metabase. 


Homenagem


Ex-presidente do Metabase Milton Bueno faz o seu discurso muito 

emocionante (Foto/Rodrigo Ferreira)
Após as coleções de “derrotas” e “vitórias” durante as eleições do Metabase há 22 anos atrás. Anos depois, Milton Bueno e “Negão” se reencontram nos “Bailes da Vida” durante a abertura oficial da festa do trabalhador no “Clube Recreativo do Metabase”, do qual o Milton Bueno atendeu gentilmente ao convite do André Viana para receber a esta grande e sincera homenagem simbólica e histórica durante a comemoração dos “30 anos de greve da Vale” que aconteceu em abril, de 1989, que durou cerca de 100 dias (3 meses e 10 dias de paralização), de forma muito histórica que ganhou uma grande repercussão nacional naquela época. “Eu muito me orgulho e me alegro de receber aqui na nossa cidade. Esse ex-presidente [-1986-1990/1991-1997 - do Metabase, Milton Bueno] que é um ícone de luta, e também um referencial para todos os demais presidentes do Sindicato Metabase que passaram ou passarão pela gestão. Nós teremos que agradecer ao Milton [Bueno] por que ele teve coragem de conquistar vários direitos e benefícios, e enfrentar naquela época um poder econômico cruel como assim está hoje também, e avançar. Trinta anos da greve. Nós teremos homenagear esse guerreiro que aceitou o nosso convite, de coração. Nós temos muito a que espelhar a aprender com este homem [Milton Bueno] de bem, e este homem de luta. Todos conhecem a história do Milton [Bueno] em Itabira, e a historia em que o Milton Bueno escreveu em Itabira jamais será apagada”, relembrou o sindicalista. 

Ex-presidente do Metabase Milton Bueno recebe a homenagem das mãos 

do André Viana (Foto/Rodrigo Ferreira)
Quando a mineradora ainda era estatal durante o governo do ex-presidente república (1989/1992), senador Fernando Afonso Collor de Melo (Pros), antes de ser vitima do “2º impeachment”, em 1992. Durante a abertura oficial da festa do trabalhador, Milton Bueno relembrou da greve de 1989 que foi o grande e o maior marco histórico na terra do poeta Carlos Drummond de Andrade que é o mais consagrado como o “Poeta Maior” da cidade que ganhou uma grande repercussão nacional, do qual o “Drummond” defendeu; “O Metabase”, “A Mineração”, “O Valeriodoce Esporte Clube (VEC)”; em suas obras poéticas que são imortais antes e depois de sua morte no dia 17 de agosto de 1987. “É um prazer e uma honra de estar participando do ‘1º de Maio [Dia do Trabalhador]’. Mais, um ‘1º de Maio’. E o que varia no ‘1º de Maio’ são as questões econômicas, e as idas e vindas do poder aquisitivo do trabalhador. Nós vivemos hoje numa situação bem complexa num andarilho politico moral e ético. É a hora mais do que nunca do trabalhador se organizar e conscientizar nesses períodos que eu falo que a ‘maré não está pra peixe’. Que é período bom para você fazer o sindicalismo de lutas e conquistas. São épocas de ‘vacas gordas’, e principalmente pro lado da empresa [da Vale S/A], e a situação do Brasil estava ótica. Mas, é um período de conscientização de uma reorganização. Por que nada fica exausto nessa vida, e nós temos que aproveitar essas datas comemorativas no ‘Dia do Trabalhador’. Então, trabalhar na conscientização da classe trabalhadora [da mineradora] e darmos valor ao nosso trabalho. Por quê quem trabalha duro, e quem trabalha sério. Prospera a empresa, e temo direito de prosperar também na vida”, concluiu o Milton Bueno.             


Memória   
        
31 anos depois. O músico, cantor, compositor, escritor, ensaísta brasileiro e professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (USP) José Miguel Soares Wisnik  esteve no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para ministrar a sua “palestra-show” e lançou o seu livro “Drummond e a Mineração” durante a programação conjunta e comemorativa da “17ª Semana Drummondiana” e do “2º Festival da Literatura” durante a noite de segunda-feira (29) de outubro do ano passado. Unindo o útil ao agradável para atrair o público de todos os gostos e estilos literários e culturais para despertar sobre a vida e a obra de “Drummond” em sua terra natal, antes de se radicar em Belo Horizonte-Mg e mudar para o Rio de Janeiro-Rj onde ele morou até o seu falecimento em 87.   

Nenhum comentário: