Banner 728x90

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Vereador por um dia – Élson Sá retorna a secretaria de esportes e lazer

Com o próprio salário -  Apae e Lar de Ozanam serão beneficiadas

 
Depois que os vereadores aprovaram o requerimento do Vereador Élson Ferreira de Sá [PMDB], para se licenciar de seu cargo de parlamentar por um dia. Élson Sá fez a questão de utilizar a tribuna na tarde de terça – feira [05], da semana passada, para agradecer e se despedir de seus colegas de vereança após uma rápida passagem na casa, para retornar a ocupar novamente a pasta da secretaria de esportes e lazer e juventude [SMELJ], sendo renomeado novamente pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], por meio do decreto publicado diário oficial do município, desde quarta – feira [06], na mesma semana, concedendo a vaga ao segundo suplente da coligação Jorge Lúcio Leão “Chibanca” [PPS], que será empossado nesta segunda – feira [11], ás 16:00 Hs.
Ex - vereador Élson Sá (Foto/Tatiana Santos/DeFato)
Com o requerimento aprovado pelos vereadores presentes no legislativo, Élson Sá aproveitou todo o momento, enquanto ele teve toda a oportunidade de utilizar a tribuna para falar da importância do Partido do Movimento Democrático [PMDB] na vida politica, do qual o partido faz parte da base do governo do Damon Sena, sendo que o Élson Sá e filiado desde candidato a vereador nas eleições de 2000, até ser eleito como parlamentar na segunda via das eleições de 2004, para chegar ao legislativo, permanecendo nas gestões 2005/2008 e 2009/2010, por oito anos consecutivos, após ser derrotado nas urnas das eleições de 2012, permanecendo como primeiro suplente na coligação. Ao mesmo tempo Élson Sá, nem imaginava que um dia iria retornar ao legislativo para rever os velhos e novos colegas da casa, assumindo a vaga por um dia, em caráter provisório, no lugar de seu colega Geraldo Martins da Costa “Lado de Dona Dudu” [PMDB], que se ausentou para exercer o seu segundo desafio na Empresa Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], do qual o desafio foi feito pelo Damon Sena, para assumir o comando na autarquia no lugar do Carlos Carmelo Torres “Cac”, que foi exonerado no mês passado, durante a reforma administrativa ocorrida no mês passado. Por onde tudo começou em sua vida pública, exercendo na função de comprador, sendo um dos primeiros funcionários da autarquia, ainda no Governo do Jose Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988.
Élson Sá é renomeado oficialmente na sua pasta (Foto/Atila Lemos) 
Durante o seu pronunciamento na tribuna com os vereadores permanentes na casa, Élson Sá anunciou o repasse de seu salário de um dia permanente na Câmara Municipal [CMI], gerando algo em torno de R$ 1.8 Mil, para aquisição de novas cadeiras de rodas para o Lar de Ozanam, da qual a unidade é integrada a Sociedade São Vicente de Paulo [SSVP], e a Associação de Pais e Amigos dos Excecionais [APAE], do qual Élson Sá é membro por 21 anos a frente da instituição, onde o seu filho é aluno e portador de necessidades especiais.
Aonde o Élson Sá acompanha diariamente todas as atividades dos alunos, sabendo que as cadeiras de rodas sempre necessitam de uma reparação técnica, passando por problemas defeituosos, em seu devido uso nas atividades que são aplicadas na instituição. Por determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais [TRE – MG], Élson Sá foi orientado a participar da reunião com os demais membros do poder judiciário, através da Justiça Eleitoral [JE], decidindo o futuro de seus vencimentos, sendo 70% do valor será destinado ao APAE, e outra de parte 30% do será destinado ao Lar de Ozanam, incluindo os descontos do Imposto de Renda [IR] e Instituto Nacional do Seguro Social [INSS]. Além dos 30% do valor de seus vencimentos que serão repassados ao Lar de Ozanam, que é a segunda instituição que será beneficiada com a saída de Élson Sá, retornando na mesma pasta, na qual ele atua desde o primeiro ano de governo do Damon Sena. E Élson Sá ainda pretende visitar a sede da instituição, situada no bairro Campestre, para saber primeiro sobre a demanda que a instituição necessita, para que a parte dos 30% de seu salário que seja repassado.
Depois que o Élson Sá utilizou a tribuna para a sua despedida do legislativo, ele foi informado por meio das redes sociais [facebook], que o Lar de Ozanam está passando por grandes dificuldades financeiras, depois que o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], anunciou a nova crise, devido à queda do preço do minério que se encontra em baixa, durante a entrevista coletiva, que foi concedida no mês passado. Após ter recebido muitas ajudas de cestas básicas e kits de materiais higiênicos, que foram arrecadados durante as ações promovidas, através de diversos eventos ocorridos na cidade, por meio das secretarias compostas em suas devidas pastas que correspondem ao Poder Público Municipal [PPP].  
De acordo com o Élson Sá, será feito um relatório com fotos e documentos anexados,  sobre o repasse dos valores investidos nas instituições, totalmente detalhado, depois que o legislativo conferir o valor de seus vencimentos, para ser divulgada a imprensa. E ainda Élson Sá afirmou, que para ele foi uma grande honra retornar a casa depois de oito anos consecutivos por dois mandatos, após dois anos longe do legislativo. “Não que eu quero dar publicidade naquilo que eu vou fazer! Já que o Jornal [Diário de Itabira] divulgou que um dia eu receberia o salário de um dia no valor de R$ 1.8 Mil, sendo justo para que a imprensa possa receber o relatório com fotos e com a discriminação de tudo que eu fiz para as duas entidades [APAE e Lar de Ozanam]. [...] E eu entendo que para eu passar por um dia nesta casa, onde permaneci por oito anos consecutivos, é uma honra! E aquilo que eu disse: ‘Não importa o momento em que eu permaneci como vereador, o que importa é que eu voltei! ’”, destacou.        
Em entrevista a imprensa, Élson Sá fez a questão de agradecer aos seus familiares, ao partido, no qual ele é filiado, especialmente a toda equipe composta na secretaria de esportes e lazer, e o Lado de Dona Dudu, e ao Damon Sena e a todos os envolvidos no processo que permitiu a licença para retornar ao legislativo por um dia, para conceder a vaga ao Jorge Chibanca que será empossado nesta segunda – feira [13], concordando com a razão e o cumprimento da sanção do artigo que se encontra baseada na constituição, em vigor, através da Justiça Eleitoral, por meio do TRE – MG. “Por que todo aquele sucesso que são imputado e dito pelos nobres colegas vereadores e ao secretário, não seria capaz de chegar ao ponto, se não fosse o trabalho, o apoio e a dedicação de cada um. [...] E a partir de hoje retorno com a mesma disposição e a vontade de trabalhar, e de realizar mais!”, acrescentou. 

Para o Élson Sá, como bom articulador político, as portas tem que permanecer sempre aberta, sabendo que um bom filho retorna a casa, aonde ele permaneceu por dois mandatos consecutivos, aprendendo a trabalhar no legislativo e exercendo como parlamentar, sabendo trabalhar com os projetos enviados por prefeito e vereadores, para serem aprovados no plenário, e gostando daquilo que faz.  Antes de aprovar os projetos, Élson Sá diz que é preciso fazer uma excelente articulação politica em benefício da população. E antes de reassumir a secretaria de esportes e lazer, Élson Sá estará sempre à disposição do Damon Sena para decidir o futuro da cidade, por meio das ações ligadas ao município, correspondendo à pasta. E ainda Élson Sá cobrou mais a participação da população nas reuniões ordinárias, que acontece semanalmente todas as terças – feiras, e afirmou que está muito desacreditado com o cenário nacional da politica, da qual a população convive atualmente com a triste situação do pais. E o Élson Sá declarou que está à disposição do Damon Sena para o que der e vier, ao retornar novamente na sua pasta, para o desenvolvimento das ações voltadas ao esporte e a juventude, na qual estão contida na secretaria, na qual ele exerce a função . “Não basta simplesmente e sentar naquela cadeira e falar que é vereador! Os parlamentares tem que estar alinhado com o seu partido e com o governo, e atento com as questões da comunidade e com os acontecimentos na cidade, para chegar aqui embasado [no legislativo], e discutir de igual para igual, para que a comunidade se sinta satisfeita em dar o seu voto como: Vereador, Prefeito, Deputado Estadual e Federal, Senador, Governador de Estado e Presidente da República. [...] Que hoje a gente vê que a politica está muito desacreditada! Mas, às vezes as pessoas não comparecem nas reuniões, para acompanhar de perto os trabalhos de seus vereadores no legislativo, no seu dia a dia! E estou à disposição a partir de hoje por conta do Damon sena para da continuidade nas ações voltadas ao esporte e ao lazer da juventude”, declarou.  
Ao ser questionado sobre a possiblidade de ser candidato a vereador nas eleições municipais de 2016, retornando ao legislativo, Élson Sá afirmou que depende da aceitação da comunidade na hora de confirmar o voto nas urnas para o seu breve retorno a casa, e no ano que vem ele pretende sair como candidato ao cargo de vereador. Caso, se o Élson Sá for licenciado novamente da pasta secretaria de esportes e lazer, sendo que esse assunto será tratado e discutido com Damon Sena, e com os seus demais membros da executiva do diretório municipal do PMDB. “Se houver a oportunidade, e sendo convocado pelo Damon Sena ou pelo Lado de Dona Dudu, e estou à disposição a qualquer momento. [...] E o PMDB é um partido que nós trabalhamos e decidimos em conjunto, e não existe nada em que eu falei na tribuna, durante a sessão ordinária no plenário, o que não foi discutido e nada alinhado com o partido. E pode ter certeza! Se eu tiver de retornar ou não ao legislativo, vai ser uma decisão cabível que será tomada na executiva do diretório municipal do partido”, disse.          
Élson Sá é casado, com Nívia Paula Sá e é pai de três filhos: Élson Júnior, 23 anos, Thales, 21 anos e Camila, 16 anos. Trabalhou durante 27 anos na Vale, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira [FUNCESI] e Pós-Graduado em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Grais [PUC-MINAS], sendo Especialista em Gestão de Projetos pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de Minas Gerais [IBMEC-MG]. Élson Sá veio de origem de família pobre e trabalhadora, filho do Miguel “In Memoriam”, que era aposentado por invalidez e trabalhava de pedreiro para o sustento da família, e de Dona Anita, que é aposentada do Estado como servente, trabalhou durante grande parte de sua vida na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio [EEMZA] e na Escola Estadual Polivalente, atualmente Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro [PREMEM].

 
Élson Sá é renomeado e Júlio Contador é exonerado de seu cargo
Ex - Secretário de Planejamento, Júlio Contador (Foto/Ascom Ita/Arquivo)
Enquanto o Élson Sá foi renomeado para retomar a sua devida pasta, na qual em que ele ocupa atualmente. O Secretário de Planejamento [SMP], Júlio César de Araújo “Júlio Contador” [PSB], foi exonerado de seu cargo no mesmo dia em que o Élson Sá foi renomeado novamente pelo Damon Sena, sendo recolocado na pasta de secretário de esportes e lazer, depois que o Júlio Contador retornou das suas férias, em que ele sofreu no mês passado, já com o pedido de exoneração solicitado, que foi publicado e decretado no diário oficial do município, na manhã de quarta – feira [06], ambos no mesmo dia.
Aliosio Moreira é novo secretário interino de Planejamento (Foto/Atila Lemos) 
Damon Sena atendeu ao pedido de exoneração feito pelo Júlio Contador, sendo exonerado de seu cargo, após anunciar a nova crise, devido à queda do preço do minério que se encontra em baixa, durante a entrevista coletiva, que foi concedida no mês passado. E em seguida, Damon Sena nomeou o Secretário da Fazenda [SMF], Aloisio da Silva Moreira, da qual se encontra exercendo recentemente nesta pasta, depois que o Economista Paulo Henrique Gomes de Figueiredo foi exonerado de seu cargo. E o Aloisio Moreira também responde cumulativamente e interinamente por esta pasta no lugar do Júlio Contador.
Depois que o Júlio Contador fez o pedido de exoneração de seu cargo, sendo substituído pelo Aloisio Moreira, na secretaria de planejamento, no acúmulo de cargos. Atualmente, o Partido Socialista Brasileiro [PSB], conta apenas com dois secretários na pasta, sendo que anteriormente eram três secretários de primeiro escalão que estavam compostos nas suas devidas pastas desde o primeiro ano de governo do Damon Sena, com forme o presidente da sigla Antônio Soares de Souza [PSB], irmão do vereador e Presidente do Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [Metabase], Paulo Soares de Souza [PSB], tinha anunciado em sua entrevista, que foi concedida a imprensa na terça – feira [10], de março, deste ano, sobre a permanência da sigla partidária na base do governo Damon Sena, ate o término de seu mandato.     

Nenhum comentário: