A reunião ordinária da Câmara nesta terça-feira aprovou em turno único sete projetos de resolução que concedem honrarias a pessoas e empresas que atuam no município. A partir deste ano, os vereadores poderão indicar 4 homenageados com as seguintes condecorações: Medalha do Minério, diploma de Honra ao Mérito, Cidadania Honorária e a recém criada Medalha Carlos Drummond de Andrade. O plenário aprovou em primeiro turno o projeto 60/2014, de autoria do vereador Solimar Silva (SDD), que dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O texto do projeto prevê que o conselho seja formado por dez representantes do poder público e dez representantes das entidades da sociedade civil. A matéria ganhou assinatura de quase todos os vereadores e, por isso, a aprovação foi tranquila. O vereador Solimar Silva explicou que elaborou a proposta em comum acordo com o executivo, que inclusive, acompanhou a formatação do texto. “A proposta de iniciativa da Câmara é legal e não fere a autoridade do executivo. Apenas antecipamos a criação do conselho, visto que há necessidade de captação de recursos para aplicação em projetos sociais, como por exemplo, na comunidade do Morro Santo Antônio, que é certificada e reconhecida como quilombola e não pode reivindicar recursos estaduais e federais pela falta de um conselho no município”, explicou o vereador.
Em segundo turno foi aprovado projeto 57/2014, de autoria do vereador Paulo Soares (PSB), que institui o dia 1º de junho como Dia Municipal do Minerador. A reunião contou com diversas homenagens entregues no plenário. Os primeiros homenageados com moção de aplauso foram os atletas da APAE que conquistaram o título nacional de futsal da categoria no mês passado. Também foram homenageados o 26º Batalhão de Policia Militar, a Academia Impacto e o Médico Danilo Costa pela realização da Corrida Rústica Contra o Câncer de Mama.
A equipe do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial fez uso da tribuna do plenário para apresentar os cursos oferecidos em Itabira através do Pronatec, programa do governo federal de qualificação de mão de obra. A equipe da Secretaria de Ação Social também usou a tribuna para explicar como a população pode ter acesso aos cursos oferecidos pelo Pronatec.
Nenhum comentário:
Postar um comentário