Banner 728x90

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Santo Antônio, São João e São Pedro - Roda de Viola vai homenagear santos juninos

No próximo sábado (14), a Prefeitura de Itabira promoverá, no distrito de Ipoema, mais uma edição da tradicional Roda de Viola. A festa, desta vez, vai homenagear os santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento, uma das mais importantes atividades do Museu do Tropeiro, será realizado próximo à rodoviária, a partir das 20h30, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT).

De acordo com a gestora do Museu do Tropeiro, Aparecida Leite Madureira, a programação começa com o Ritual do Fogo, que terá a participação dos meninos do Sons da Tropa. “Ao acendermos a fogueira, buscamos trazer de volta as lembranças dos ranchos, das matas, das cantorias. Com este ato, pretendemos estabelecer um traço de união entre a comunidade e os visitantes”, disse. Em seguida, haverá uma apresentação dos Estaladores de Chicote - atração do distrito que remete ao gesto dos tropeiros quando chegavam às vilas e povoados, em sinal de boas-vindas. Para homenagear os três santos do mês, acontecerá o Levantamento das Bandeiras ao som do Coral das Lavadeiras de Ipoema e integrantes do Coral Nossa Senhora da Conceição, com participação do violeiro Sebastião Caeté. 

A programação segue com o grupo Trança-fitas - manifestação cultural de origem portuguesa cuja simbologia significa a união dos povos -, apresentação do Berranteiro Mateus Lemos - um dos três melhores do Brasil -, e ainda, quadrilha com o grupo Perecolândia. Para os amantes da moda de viola, shows com os violeiros Wilson Dias e Quincas da Viola. O público poderá conhecer o artesanato local e experimentar as quitandas e doces tradicionais, além das bebidas e comidas típicas da região. 
 
“Esta é uma edição especial da Roda de Viola. Com a homenagem aos santos juninos objetivamos manter a tradição da fé, tão presente no interior quanto na vida tropeira. A Roda de Viola é também uma forma de valorizar o cidadão de Ipoema que tem a oportunidade de mostrar na festa suas quitandas e artesanato, bem como toda a cultura local”, declarou a chefe da Seção de Fomento ao Turismo da SMDECTIT, Elaine Cristina Linhares Diniz.

Nenhum comentário: