Prefeito interino Reginaldo Calixto de Oliveira (Foto/Ascom Ita)
|
Na abertura do encontro, Reginaldo Calixto ressaltou a importância dos debates sobre meio ambiente e a necessidade de cada pessoa se preocupar com esse tema, especialmente em relação à água. “É uma determinação do prefeito Damon Lázaro de Sena que sejam desenvolvidos projetos para aumentar a capacidade de produção de água em Itabira. Observamos várias cidades com problemas de abastecimento, mas aqui em Itabira temos importantes avanços”, disse, enumerando os projetos para captação no Rio de Peixe, Barragem Santana e Rio Tanque.
Ele acrescentou que a Prefeitura também busca conscientizar a população sobre o uso da água e está realizando, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a manutenção preventiva e modernização das redes para evitar desperdício. “Se hoje a água é uma preocupação, no futuro poderá promover grandes oportunidades. Além de satisfazer as necessidades dos moradores, poderá ser um ponto positivo para atrair investimentos e empresas para nosso município, fomentar a economia e gerar mais emprego e renda”, afirmou Reginaldo Calixto.
Professor da UFMG e palestrante Marcelo Libânio (Foto/Ascom Ita)
|
À tarde, as biólogas da Bioma Meio Ambiente Lídia Maria dos Santos e Paula Procópio de Oliveira apresentam uma análise ambiental da Serra dos Alves. Em seguida, o professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), João Guimarães, ministra a palestra “Plano de fechamento de mina e sua relação com o futuro de Itabira”.
O encerramento da Semana do Meio Ambiente será neste sábado (7), na praça Acrísio Alvarenga, a partir das 8h30. Haverá a premiação dos vencedores do concurso cultural “Se é ambiente, estou no meio”, show ecológico da Sociedade Ambiente Vivo de Itabira (Savi), oficina, atividades recreativas e show com Luiz Bira. A comunidade também terá a oportunidade de trocar cinco garrafas PET por uma sacola retornável.
A Semana de Meio Ambiente é promovida pela Prefeitura, por meio da SMMA, com o apoio do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio, grupo Voluntários Vale, Programa Atitude Ambiental - Vale, Savi, Unifei – Campus Itabira, UFMG, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Sistema Fiemg e Polícia Militar de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário