Banner 728x90

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Investimento em saúde - Prefeitura inicia construção da UPA no bairro Fênix


Prefeitura de Itabira deu início à construção de uma Unidade Modular de Saúde (UMS), onde funcionará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Fênix. Os serviços de terraplanagem ao lado da Farmácia de Minas são executados pela Secretaria Municipal de Obras desde a manhã da quarta-feira (16). A estimativa é de que sejam retiradas 16 toneladas de terra e que os serviços de preparação da área, que tem 1,2 mil metros quadrados, sejam concluídos no sábado (26). 

A UMS com portabilidade (utilização para mais de um fim) é um moderno sistema de construção que consiste no fornecimento e montagem de um conjunto de módulos com cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, telefonia, espaço de gases medicinais (oxigênio e nitrogênio), climatização e área externa. 

Na área coberta serão montados os consultórios, recepção, banheiros e salas para administração, reuniões, inalação, enfermagem, vacinação, curativos, Eletroencefalograma e Raio-X, acolhimento, sutura e engessamento, aplicação de medicações, consultório odontológico e de lavagem e descontaminação; haverá ainda abrigo de resíduos e espaço para expurgo. A área externa será totalmente fechada e pavimentada e serão instalados portões de acesso, sistema de armazenamento e distribuição de água, além de sistema de iluminação e paisagismo. Também será construído o acesso para pedestres e estacionamento. Os módulos serão dotados de estrutura completa e painéis especiais para a área de radiologia, armários e bancadas. 

A construção desta UPA foi anunciada pelo prefeito Damon Lázaro de Sena no final de 2013, após várias reuniões nas quais ele participou em Brasília. A ordem de serviço com a empresa Novo Horizonte Jacarepaguá Importação e Exportação Ltda foi assinada no dia 21 de julho, o prazo de execução da obra é de 120 dias e o custo é de R$ 4.100.000,00. 

O contrato de gestão que determina o número de profissionais de saúde, custeio de pessoal, de equipamentos e medicamentos da UPA é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Nenhum comentário: