O cirurgião Júlio César Lacerda Lage, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o enfermeiro João Eduardo dos Santos Pereira, o condutor Wanderson das Graças Caio e a atendente Anne Garcia Lacerda dos Reis receberam, na tarde desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal, uma Moção de Aplausos em homenagem aos serviços prestados por toda a equipe ao município ao longo de quase 10 anos de atuação. A Moção de Aplausos foi uma indicação do vereador Ronaldo Meireles de Sena.
Para Júlio Lage (43), médico à 18 anos, sendo dez deles dedicados ao Samu, a homenagem representa o reconhecimento público do trabalho feito em equipe e que tem como objetivo salvar vidas. “É o reconhecimento destes dez anos de esforço conjunto desempenhado não apenas pelo médico, mas que passa por toda uma equipe que inclui atendentes, enfermeiros, telefonista, motoristas. Todos têm uma importância muito grande em sua função”, disse o coordenador.
De acordo com Júlio Lage, o Samu recebe mensalmente uma média de 2.300 pedidos de atendimento via telefone e que, infelizmente, 800 deles são trotes que representam a perda de tempo e dinheiro para o município e implicam no risco de perda de vidas. Na Central do Samu também são feitos em média 550 atendimentos ambulatoriais a cada mês.
O Samu de Itabira conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com médico, enfermeiro e condutor e uma unidade básica com dois técnicos de enfermagem e o condutor do veículo. A equipe da Central de Atendimento conta com uma telefonista, um médico, um técnico em enfermagem e um operador de rota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário