Autor também comanda mesa de discussão sobre a imaginação museu de Drummond
Poeta e museólogo Mário Chagas [a esquerda] (Foto/Divulgação)
|
Ele ainda faz o lançamento de “Língua de fogo ou antes que o mundo acabe”. A obra é resultado de um projeto de mais de uma década de trabalho e reúne poesias sobre a morte do índio Galdino, a luta dos poetas contra a barbárie, os caminhos e descaminhos da memória, pontos de fuga, museus, amores, amizades e do fim do mundo.
Um dia antes (10), às 19 horas, o poeta comandará uma mesa de discussão com o tema “A imaginação museal de Carlos Drummond de Andrade”. Ele examina a imaginação museal de Drummond a partir de sua produção poética, de sua prática no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e de suas propostas concretas para a criação de museus. O evento também ocorre no Memorial Carlos Drummond de Andrade.
“Na terra de Drummond é indispensável trabalhar a importância da preservação do patrimônio histórico, principalmente associada à produção literária. E é essa bagagem que Mário Chagas traz para o Festival de Inverno”, destaca Sônia Cristina Magalhães Alves, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Mário Chagas tem graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela qual é, também, mestre em Memória Social e doutor em Ciências Sociais.
O Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura de Itabira e da FCCDA. A Vale é copatrocinadora do evento.
Programação:
Mário Chagas em “A imaginação museal de Carlos Drummond de Andrade”
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade, Pico do Amor, s/n°, Bairro Campestre
19 horas
Lançamento de livros com Mário Chagas
Local: Memorial Carlos Drummond de Andrade, Pico do Amor, s/n° Bairro Campestre
18h30
Postagem Relacionada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário