Banner 728x90

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Imunização infantil - Campanhas de vacinação contra poliomielite e sarampo começam neste sábado

Começam neste sábado (8), e seguem até o dia 28, as campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. As ações do Ministério da Saúde (MS) acontecem em Itabira por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e buscam imunizar crianças a partir dos seis meses de idade até os menores de cinco anos. 

As campanhas contam com dois dias de mobilização nacional: 8 e 22 de novembro, nos quais todas as unidades de saúde do município funcionarão das 8h às 17h e oferecerão as doses necessárias. Nos outros dias, elas estarão disponíveis somente nas unidades que possuem sala de vacinação. É imprescindível levar o cartão de vacina.
 
De acordo com o MS, a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal em cada campanha. No caso da poliomielite, a atividade tem por objetivo manter elevada a cobertura de vacinação contra a doença, de forma homogênea, em todos os municípios do país. Já no caso da campanha de seguimento contra o sarampo, a finalidade é resgatar os menores de cinco anos ainda não vacinados. Outro objetivo é garantir que a eliminação das doenças no país seja mantida.

Todas as crianças dentro da faixa etária estipulada devem ser imunizadas. Porém, aquelas que tomaram a vacina nos últimos 30 dias estão dispensadas. Segundo a SMS, os bebês de seis meses e crianças de um ano e três meses já são imunizados contra a poliomielite no calendário vacinal. “É importante ressaltar que as crianças que tomaram essas vacinas nos últimos 30 dias não podem tomar novamente, pois deve-se respeitar esse período para ministrar uma nova dose. Mas, todos os pais ou responsáveis devem levar suas crianças às unidades de saúde para ter certeza que está tudo em dia no cartão de vacinação”, alertou a diretora de Vigilância Epidemiológica Lumênia Souza Duarte.

De acordo com a diretora, as vacinas são seguras e casos de reações associadas às mesmas, raros. Ela salientou que “as crianças que estiverem com infecções agudas e febre acima de 38º devem adiar o dia da vacinação”.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Transmitida por meio de alimentos e água contaminados, atinge principalmente crianças menores de cinco anos. Seus principais sintomas são febre, mal-estar, dores de cabeça e nos membros e rigidez no pescoço. O último caso da doença registrado no Brasil foi em 1989. 

Já o sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, também transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. PSF’s que possuem sala de vacinação:

* Água Fresca
* Amazonas
* Barreiro
* Campestre
* Chapada
* Clóvis Alvim
* Eldorado
* Gabiroba de Cima
* Gabiroba de Baixo
* João XXIII
* Juca Rosa
* Major Lage
* Nossa Senhora das Oliveiras
* Pará
* Pedreira
* Praia
* Santa Ruth
* Policlínica
* Ipoema
* Senhora do Carmo

Os PSF´s funcionam das 8h às 16h30 e a Policlínica até às 18h.

Nenhum comentário: