Para esclarecer dúvidas sobre a anemia falciforme e os tratamentos que proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo (SMG), promoveu o seminário “Falciforme: uma doença étnica”. O evento ocorrido na quarta-feira (19) fez parte da 2ª Jornada para a Promoção da Igualdade Racial, em comemoração à Semana da Consciência Negra. As palestras foram ministradas pela psicóloga Débora Lopes Paiva e pela enfermeira Ana Paula Gonçalves Moreira.
O encontro contou com a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, do secretário municipal de Governo Edilson de Magalhães Lopes e da diretora de Promoção da Igualdade Racial Marinete Nunes, além da secretária-adjunta de Saúde Áurea Aparecida Cardoso Marques de Sena, da presidente da Interassociação Rosemary Álvares de Souza e profissionais das unidades de saúde do município.
Na abertura do seminário, Marinete Nunes explicou que, em Minas Gerais, 11 municípios possuem coordenadorias ou diretorias para a Promoção da Igualdade Racial nas prefeituras, sendo que Itabira está entre eles. “O setor tem como principal missão desenvolver ações socioeducativas e políticas, abrangendo comunidades negras, quilombolas e toda a população da cidade. Entendemos que o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, não deve ser feriado, e sim um dia de movimentação, para que ações sejam efetivadas e posteriormente transformem-se em políticas públicas”, comentou.
Edilson Lopes lembrou o empenho do prefeito em efetivar os trabalhos desenvolvidos pela diretoria (anteriormente denominada Seção para Assuntos da Comunidade Negra). “Quando assumimos o governo, a proposta era fazer uma mudança, trazendo a sustentabilidade nas ações que estavam dormentes ao longo do tempo. A diretoria tem um ano e três meses de existência e já celebra conquistas, como o resgate do diálogo com as comunidades, atendimento por meio do transporte municipal e intermunicipal para consultas médicas e mobilização para criação do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial”, relatou.
Damon Lázaro de Sena elogiou o trabalho voltado ao benefício coletivo desempenhado pela diretoria. “Temos a grata satisfação de ver o poder público chegar onde as pessoas estão. Estamos discutindo a igualdade racial: devemos nos impor como seres que devem ser respeitados. Se as pessoas tiverem o entendimento de que somos uma mistura de raças, não haveria tanto comportamento discriminatório. Devemos respeitar uns aos outros, com suas características individuais. Isso promove a construção de uma sociedade melhor a cada dia”, finalizou o prefeito.
Saiba mais
A anemia falciforme é uma doença genética hereditária, causada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Eles perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice e endurecem, dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos e a oxigenação dos tecidos e órgãos.
A incidência do problema é maior em etnias negras: porém, com a miscigenação da população brasileira, também é possível encontrar pessoas brancas portadoras da doença. Alguns sintomas são: icterícia (olhos e pele amarelados), anemia crônica, crises dolorosas nos ossos e músculos, fadiga intensa e tendência a infecções.
Programação da 2ª Jornada para a Promoção da Igualdade Racial
20 de Novembro – quinta-feira
Dia Municipal da Consciência Negra
17h - Posse do Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial
Local: Prefeitura
Quinta Cultural, uma homenagem à Consciência Negra
19h - Back Ferraz e Trio
20h45 - Recital poético com Carlos Farias
21h30 - Lukinha DDG, Thiago SKP e convidados
Local: Paredão da rua Tiradentes
23 de Novembro - domingo
Das 8h às 15h
Domingo no Quilombo
Feira com produtos da terra e comidas típicas, marujada, apresentação do Cres@Arte, Renato N 22, Lukinha DDG e convidados, Roda de Samba Quilombola com Romário Araújo e Banda
Local: Morro Santo Antônio
20h - Itabiranos em Cena: Tributo à Liberdade Participação especial da atriz e cantora Zezé Motta Ingressos: 1 caixa de leite
Local: Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário