Banner 728x90

sábado, 15 de novembro de 2014

Prevenção - Caminhada, teatro e teste de glicemia no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

 
Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Itabira promoveu ações relacionadas ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Pela manhã, houve caminhada e teatro na avenida Mauro Ribeiro Lage. Já as pessoas que  passaram pela avenida João Pinheiro puderam fazer testes gratuitos de glicemia, oferecidos pelo Centro Integrado Viva Vida Hiperdia Dr. Sad. Nos dois eventos, também foram distribuídos panfletos e bottons referentes à campanha Novembro Azul, que alerta sobre o câncer de próstata.

A concentração para a caminhada aconteceu em frente à estação ferroviária e contou com a presença do prefeito Damon Lázaro de Sena, vereadores Ilton Araújo Magalhães e Sueliton Cordeiro de Souza, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e usuários das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) dos bairros Major Lage, Areão, Centro e Vila Santa Rosa.

“O diabetes compromete uma parcela significativa da população e, por isso, os programas de conscientização nas unidades de saúde são importantes. Ele está relacionado a vários fatores, mas é importante que as pessoas mantenham a doença controlada. A prática de atividade física e o uso adequado da medicação ajudam nesse controle”, destacou Damon Lázaro de Sena, que também é médico.

Antes da atividade, os participantes aferiram a pressão e ouviram orientações dos profissionais de saúde: a cirurgiã-dentista do PSF Major Lage, Rosane Bretas, falou sobre a relação entre saúde bucal e diabetes, assunto que também foi abordado na peça teatral apresentada pelos alunos do Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem). Posteriormente, o médico do PSF Vila Santa Rosa, Tales Barbosa, destacou a importância dos hábitos saudáveis na prevenção de doenças.

Já no Centro Viva Vida, foi montada uma tenda para realização de testes de glicemia: em poucos segundos, a pessoa era informada sobre o nível de açúcar no sangue naquele momento. Enfermeiros e nutricionistas também orientaram sobre a importância da alimentação adequada para prevenir o diabetes e dos exames que detectam precocemente o câncer de próstata. As atividades começaram às 8 horas e foram concluídas no início da tarde. 


Saiba mais

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil têm diabetes e 500 novos casos surgem a cada dia. Atualmente, 4.115 pacientes da rede pública em Itabira fazem controle da doença, conforme dados da SMS. Sede e urina excessivas, aumento do apetite, perda de peso, cansaço, visão embaçada e infecções (sendo as de pele mais frequentes) são alguns sinais que podem indicar a existência da doença. É necessário procurar um médico para realização dos exames e definição do tratamento. 

Nenhum comentário: