Banner 728x90

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Diocese receberá novo Vigário Geral e novo Chanceler da Cúria

A Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, vai receber no próximo dia 30 de janeiro, seu novo Vigário Geral e o Chanceler da Cúria Diocesana. A informação foi passada por meio de comunicado oficial emitido pelo Bispo Diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, no dia 14/01/2014.
 
O Ex-Vigário Geral, Pe. Francisco Neto Guerra, dará lugar ao Pe. Aloísio Vieira e passa a ser Reitor e Formador do Seminário Diocesano São José, com sede em Belo Horizonte. O Pe. Luciano Simões foi designado Chanceler da Cúria Diocesana. Pe. Márcio Soares será o responsável pelo Seminário Propedêutico, em Itabira.
 
O cargo de Vigário Geral da Diocese, é sempre destinado a um presbítero e segundo o Código de Direito Canônico, sua função é auxiliar o Bispo Diocesano no governo da Diocese. O Código de Direito Canônico diz ainda no Cân 481 que “O poder do Vigário geral […] expira por término do tempo de mandato, por renúncia e também, salvos os cân 406 e 409, por destituição a eles intimada pelo Bispo diocesano, bem como pela vacância da sé episcopal.”
 
O Chanceler da Cúria Diocesana é um notário e secretário da cúria. Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada cúria diocesana seja constituído um chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da cúria. Os atos da cúria destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo Ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, etc. A Chancelaria Diocesana, pouco conhecida na Igreja e muitas vezes vista como um alto funcionário, mais pelo status de prestígio, pode ser ocupada por um padre, religioso (a), leigo (a), homem ou mulher confiável e acima de qualquer suspeita. Há uma exigência de o chanceler ser um sacerdote quando a causa em questão é a reputação de outro sacerdote (cf. 483).
 
A Cerimônia de Posse Canônica dos Sacerdotes será realizada na Catedral Diocesana, no dia 30 de Janeiro, a partir das 19 horas.  Na oportunidade a nova Equipe de Formação do Seminário, também será apresentada à comunidade.
 
Fonte: Departamento de Comunicação – Diocese de Itabira/Cel. Fabriciano
 
Pesquisa:
Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio – http://www.basilicapatrocinio.com.br/
Arquidiocese de Florianópolis – http://arquifln.org.br/

Nenhum comentário: