Banner 728x90

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Prefeitura e Polícia Civil - Operação para recolhimento de carros abandonados nas ruas começa nesta sexta-feira

 
Começa nesta sexta-feira (30) uma operação para retirar os carros que estão abandonados nas ruas de Itabira. A ação será realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), em parceria com a Polícia Civil. Um levantamento da Administração Municipal aponta cerca de 150 carros ou carcaças de automóveis nesta situação.

Notificação emitida, por meio de ação conjunta da polícia civil e prefeitura (Foto/Ascom Ita) 
De acordo com o policial civil responsável pelo pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Emerson Fonseca Valgas da Silva, grande parte dos veículos deixados na rua está com documentação vencida e outras irregularidades. “Na maioria dos casos, regularizar o carro fica muito mais caro que o seu valor de mercado e o proprietário resolve abandoná-lo. Alguns ainda depenam o carro antes, tiram tudo que é de valor para vender. Eles acreditam que abandonando o veículo a responsabilidade deixa de ser deles, o que não é verdade”, explica.

A operação terá início pelo Centro e seguirá para os bairros da cidade. Será colado no carro um adesivo como forma de identificação e alerta ao proprietário. Caso ele seja encontrado, também será notificado. A partir da data que for afixado o adesivo, o dono terá 10 dias úteis para retirar o automóvel do local.

Segundo o superintendente de Serviço Urbano Claudemir Fernando Damasceno, se o proprietário não tomar as devidas providências, o veículo (carcaça, chassi ou parte abandonada) será recolhido e encaminhado ao pátio do Detran, onde permanecerá por 60 dias para ser reclamado. Para liberar o carro, é preciso sanar todas as pendências. Caso ninguém reclame o veículo nesse prazo, ele se torna propriedade do município e leiloado após 90 dias, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nenhum comentário: