A reunião da Câmara nesta terça-feira (10) foi marcada pela discussão política. O vereador Paulo Soares (PSB) oficializou em plenário que não será mais o líder governista no legislativo. Ao mesmo tempo, o prefeito Damon de Sena (PV) enviou comunicado informando que o novo líder é o vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV). Com a nova composição, as discussões foram iniciadas com a apresentação do projeto do governo que indica o reajuste dos servidores públicos. Após a leitura da matéria, o novo líder Rodrigo Diguerê solicitou a inclusão do projeto na pauta de votações. O plenário aceitou a sugestão, mas os vereadores Bernardo Mucida (PSB) e Geraldo Magela Pena Torres (PDT), que foram contra a inclusão da matéria na pauta de votações, solicitoram vistas ao projeto. Com isso, o projeto fica para ser discutido na reunião da Comissão Especial temporária, que acontece na próxima quinta-feira (12).
O novo líder do governo, Rodrigo Diguerê, falou sobre o desafio de assumir a função em meio às discussões do acordo coletivo. “Acredito que haverá diálogo, mas o governo já adiantou que não é possível um reajuste acima dos 6,23%. Por isso vamos tratar essa questão com tranquilidade”, disse o novo líder governista. Sobre a nova função, Diguerê disse estar preparado. “Considero um desafio a função. Entrei na vida pública disposto a contribuir para a construção de uma cidade melhor e vou lutar por isso”, definiu ele.
O Superintendente Regional do DER-MG Marcelo Rodrigues, atendeu ao convite do vereador Geraldo Magela Pena Torres e compareceu à reunião. Apesar de passar por uma espécie de sabatina no plenário, Rodrigues só informou que a sinalização da estrada MG434, que liga Itabira à BR-381 já foi realizada. Sobre as questões de novos projetos, ele se limitou a dizer que depende do planejamento do novo governo do estado.
Foram aprovados três matérias durante a reunião. O Oficio 513, do Gabinete do Prefeito que contém o “Veto integral ao Projeto de Lei n.º 74/2014”, que ‘Dispõe sobre a concessão de Passe Livre para as pessoas com deficiência física e necessidades especiais e acompanhantes no transporte coletivo municipal’, foi mantido pelo plenário. Em primeiro turno foi aprovado o Projeto de Lei 01/2015, de autoria do vereador Geraldo Martins da Costa, o Lado (PMDB), que ‘Institui o ano de 2016 como ‘Ano Municipal do Centenário de Geny Augusta de Jesus’. Também em primeiro turno, os vereadores acataram o Projeto de Resolução 94/2014, que “aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de novembro de 2014”.
A reunião da Comissão Especial Temporária acontece nesta quinta-feira, às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário