O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou, na tarde de quinta-feira (23), a incorporação das ações do programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, pela Farmácia Municipal de Itabira. A medida visa a expansão e melhoria do atendimento, além da redução dos custos operacionais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno Gonçalves, a Prefeitura de Itabira mudou os endereços das farmácias Popular e Municipal para um amplo espaço na avenida João Pinheiro, ficando uma ao lado da outra, possibilitando aos usuários maior conforto e comodidade. Por solicitação do conselheiro estadual de Saúde Sílvio Lage, foi feito um estudo econômico de viabilidade e custo da Farmácia Popular, que incluiu vista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), coordenadora do programa pelo Ministério da Saúde.
“Esse estudo foi feito e demonstrou que, para o Município, o custo da manutenção da equipe e da estrutura operacional da Farmácia Popular é maior que o custo dos medicamentos enviados pelo Governo Federal. Então, a partir deste estudo, tomou-se a decisão de fazer a incorporação das ações do programa pela nossa Farmácia Municipal, semelhante ao que outros municípios também fizeram”, disse Reynaldo Damasceno.
“Haverá a expansão e otimização do espaço da Farmácia Municipal, possibilitando a ampliação do atendimento. Não haverá prejuízo na distribuição dos medicamentos para a população, já que eles também são liberados nas farmácias comerciais que fazem parte do programa 'Aqui tem Farmácia Popular'”, garantiu o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário