Banner 728x90

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Votação tranquila e discussões no plenário marcam a reunião desta semana

Major Rogério Fernandes fala dos levantamentos dos homicídios, roubos, assaltos e tráfico de drogas (Foto/Acom CMI) 
A reunião ordinária desta terça-feira (14) foi mais tranquila em relação às semanas anteriores. Apenas um projeto para votação em primeiro turno foi aprovado. Trata-se do projeto de autoria do Prefeito Damon de Sena (PV), que “instaura e normatiza o ‘Sistema Municipal de Política sobre Drogas’ e o ‘Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas’”. A matéria foi aprovada sem discussão, já que há mudanças apenas na composição dos órgãos que compõem o conselho. Em Segundo turno os vereadores aprovaram os Projetos de Lei 27 e 28/2015, que tratam da estrutura do Instituto de Previdência de Itabira – Itabiraprev. Também foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei 29/2015, de autoria do Prefeito, que “Cria o Conselho Municipal de Comunicação Social”. 

Já o Projeto de Lei 30/2015, também do Prefeito, que “dispõe sobre concessão de Passe Livre para pessoas portadoras de necessidades especiais no transporte coletivo municipal”, seria votado pela segunda vez, mas foi retirado para vistas, a pedido do vereador e líder do governo, Rodrigo Assis Diguerê (PV). É que a Empresa de Transportes Cisne enviou oficio à Câmara apontando que a medida poderá trazer aumento do custo das passagens aos usuários. Segundo Diguerê, haverá uma reunião com representantes da empresa, da prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito, que já havia alertado sobre a questão dos custos. Diguerê justificou a tramitação da matéria. “É um projeto que veio direto do Governo, mas que antes já havíamos aprovado projeto semelhante do vereador Toninho da Pedreira (PROS). Como a Prefeitura não consultou o Conselho de Transportes e o projeto já estava em tramitação, e, as comissões temáticas decidiram colocar a matéria em votação”, explicou ele. Segundo Rodrigo Diguerê, a matéria deve ser avaliada novamente antes de voltar ao plenário. 

Apesar da votação rápida dos projetos, a reunião se estendeu após o horário limite de 17:30h. Os vereadores Bernardo Mucida (PSB), Paulo Soares (PSB) e Geraldo Martins da Costa (PMDB) usaram a tribuna para destacar assuntos da comunidade. Mucida fez criticas à administração municipal sobre cortes no orçamento. Paulo Soares discursou em favor da campanha “Reage Itabira” contra as demissões na Vale e Lado usou a tribuna para exaltar a importância da Unifei para a economia da cidade. 

Também usou a tribuna o Major Rogério Fernandes, subcomandante do 26º Batalhão de Policia Militar. Ele apresentou dados estatísticos sobre a criminalidade na cidade, apontando que os índices de homicídio e roubo estão caindo. Depois foi a vez da Presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Itabira, Maria Alice Costa, que apresentou um resumo dos atendimentos realizados pelo órgão em 2014. 

Ainda durante a reunião foram homenageados o Pastor Luiz Henrique, pela realização da Caminhada Pela Paz e o empresário Edson Lage, pela inauguração de nova unidade do Supermercado Nova Europa. 
 
A reunião das Comissões temáticas acontece na próxima sexta-feira (17) em razão de encontro dos vereadores com o Secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana (PR), que acontece nesta quinta-feira (16), na Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado. 

Nenhum comentário: