Banner 728x90

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Aprovada a lei que institui o Dia Nacional da Poesia em homenagem a Carlos Drummond de Andrade

Publicada na última quarta-feira, 3 de junho, a Lei 13.131/2015 que sanciona o dia 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia. A data foi escolhida pelo senador paranaense Álvaro Dias (PSDB), autor da proposta original e homenageia o dia do nascimento de Carlos Drummond de Andrade, 31 de outubro.
 
Na justificativa de seu texto inicial no projeto de lei, o senador destaca a importância de se valorizar a cultura de um povo. Diz o texto: “No Brasil, o valor da cultura é reconhecido especialmente no art. 216 de nossa Carta Magna, o qual declara como patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, nos quais se incluem as formas de expressão e as criações artísticas. Entre estas, especial destaque merece a literatura, reconhecida e valorizada por nosso povo, e de cujo meio já brotaram alguns de nossos artistas mais estimados, como José de Alencar, Castro Alves, Cruz e Souza, Machado de Assis, Mário de Andrade, Jorge Amado, Manoel Bandeira, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade, para citar apenas alguns de uma numerosa plêiade.”

O senador explica ainda que a escolha de Drummond como representante nacional da poesia se deu de forma natural, sobretudo em função de sua inegável influência na literatura nacional e celebrado destaque no âmbito internacional. Suas obras foram traduzidas para diversos idiomas, como espanhol, inglês, francês, italiano, alemão, entre outros. Ao mesmo tempo, o poeta itabirano também se mostrou um importante tradutor para o português, de obras de grandes autores mundiais como Marcel Proust, Garcia Lorca e Molière.

Para a Prefeitura Municipal de Itabira a escolha de Drummond, patrono da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), como homenageado no Dia Nacional da Poesia, é motivo de grande orgulho. A FCCDA acredita no papel do poder público como incentivador do fazer cultural e trabalha incansavelmente na busca por mecanismos que consolidem a cultura como carro-chefe na construção da cidadania.

Nenhum comentário: