Prefeito Municipal Damon Lázaro de Sena "PV" (Foto/Ascom Ita)
|
O evento lembra à sociedade o dia 13 de maio de 1888, data da abolição da escravatura no Brasil. No entanto, tem por finalidade central celebrar e promover a cidadania. De acordo com a chefe da Seção de Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes, a cidadania não é caracterizada pela cor da pele e sim pelos direitos, pelas políticas afirmativas e pelas ações. “Pretendemos alcançar a meta da participação social do nosso município. Nossa proposta é alinhar todas as secretarias municipais em prol da cidadania e da liberdade de falar, não apenas para as comunidades negras e quilombolas, mas para todo o cidadão itabirano. E nós estamos aqui para ouvir e agir. Não queremos ser um governo estático, nós somos um governo ativo. A nossa função é ir até as comunidades e quilombos para juntos construirmos um diálogo”, disse.
O prefeito Damon Lázaro de Sena ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Seção de Promoção da Igualdade Racial ao longo do governo. Para ele, é dever de todo cidadão respeitar o próximo, independente de raça, cor, classe social ou religião. “Perante a Deus somos todos iguais. Nós temos que praticar os princípios cristãos para que o entendimento dessa igualdade se torne realidade. Perante a lei também somos todos iguais. Mas, infelizmente sabemos que ainda existe o tratamento diferenciado, seja relacionado à cor da pele, ao status social, ou à diferença de gêneros e raças. Sofremos muito com a discriminação social, com o desrespeito. Muito ainda vai acontecer para uma mudança nesse sentido. Já evoluímos muito, porém, temos que promover essa transformação em nosso meio e extirpar de vez a discriminação, o preconceito, o desrespeito e a falta de entendimento entre as pessoas. Somos todos seres humanos”, declarou Damon.
A abertura contou com show do grupo Meninos de Minas e com o espetáculo teatral “A raça é nossa”, da Companhia Itabirana de Teatro. Estiveram presentes secretários municipais, o vereador Geraldo Martins da Costa, moradores das comunidades negras do Gomes, Pari, Machado, Capetinga, Capela da Ponte e Pereira que compõem a Associação Comunitária Rural dos Moradores da Micro Região do Vale do Rio Tanque (Amorita), moradores da comunidade negra do Engenho, moradores das comunidades quilombolas do Morro Santo Antônio e Capoeirão, estudantes, servidores municipais e público em geral.
Meninos de Minas (Foto/Ascom Ita)
|
Em tempo
Marinete Nunes faz a abertura da 1ª Semana de Combate ao Racismo (Foto/Ascom Ita) |
As atividades da I Semana de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Social começaram na segunda-feira (12) com exibição do filme Macunaíma e comentários do professor Abel Camilo, além de show musical com Meninos de Minas na Funcesi. O encerramento será no próximo domingo (18), no Morro Santo Antônio, com roda de capoeira, teatro e shows.
Para Marinete Nunes, “essa semana contempla todo cidadão itabirano, porque atualmente não comemoramos apenas a abolição da escravatura. Nosso marco agora é comemorar e construir a nossa cidadania. Nós da Seção da Promoção da Igualdade Racial e toda a equipe de governo do doutor Damon estamos abertos para caminharmos de braços dados com toda a comunidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário