Banner 728x90

sábado, 24 de maio de 2014

Antônio Carlos vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

São Gonçalo do Rio Abaixo é destaque no Brasil em sustentabilidade
 


Danilo de Castro e Afonso Maria Rocha entregam prêmio ao Prefeito Antônio Carlos
(Foto/Hendrigo Costa/ACOM PMSGRA)
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, foi um dos vencedores da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O Chefe do Executivo recebeu a premiação em solenidade realizada, na noite de 20 de maio, no Cine Teatro Brasil, em Belo Horizonte.
 
São Gonçalo foi campeão na categoria Sustentabilidade e o projeto que rendeu o título ao município foi o Cercar para Não Secar que incentiva o produtor rural a cercar as nascentes existentes em suas propriedades. Para isso, foi instituído o PSA que é uma política inovadora que sugere uma contrapartida financeira ao pequeno produtor rural pela preservação e conservação das nascentes. Atualmente, o município possui 672 nascentes cercadas e 183 produtores são beneficiados com remuneração financeira por aderirem o projeto.
 
Prefeitos de 30 cidades mineiras foram finalistas do Premio Sebrae 2014 (Anágnia Flóis
/ACOM PMSRGA)
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem o objetivo de valorizar os prefeitos que colaboram para o crescimento econômico e social de suas cidades, por meio de políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios.
 
Realizado a cada dois anos, o Prêmio bateu recorde de inscrições em 2014 com 258 municípios inscritos. Foram 105 projetos habilitados, 15% a mais do verificado na última edição, em 2012, que teve 88 inscrições. Os trabalhos passaram pela avaliação da Fundação João Pinheiro, que julga minuciosamente cada um, para definir os finalistas.
 
Para o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, a premiação é uma excelente forma de mostrar que o desenvolvimento está transformando São Gonçalo.
 
O Chefe do Executivo dedicou o prêmio a toda equipe da Prefeitura e à população são-gonçalense. “Ter o reconhecimento do Sebrae é muito importante para a nossa Administração porque assim temos a certeza que estamos caminhando no sentido certo. Ter nossos três projetos inscritos selecionados para a final foi uma forma de mostrar que investir nos pequenos produtores e empresários aumenta a diversificação da economia, gera mais renda para o município e valoriza o são-gonçalense.”
 
 
Categorias
 
São Gonçalo do Rio Abaixo foi destaque nesta edição já que, além de vencedor no quesito Sustentabilidade, também ficou entre os finalistas das categorias Novos Projetos e Desburocratização, sendo o único município com os três projetos inscritos classificados para a etapa final.
 
Na categoria Desburocratização, o município inscreveu o Projeto Casa do Empreendedor de São Gonçalo do Rio Abaixo que tem como objetivo informar, orientar e capacitar os empreendedores individuais, micro empresa e empresa de pequeno porte.
 
E na categoria Novo Projetos, São Gonçalo apresentou o projeto Incubadora de Empreendimentos Sociais e Solidários (INCOP) em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) que tem como objetivo diagnosticar os empreendimentos sociais e solidários e consolidar as ações de formação e assessoramento de grupos de trabalhadores já inseridos ou com potencial para inserção na economia solidária da cidade.

Nenhum comentário: