Com o objetivo de conscientizar acerca dos malefícios causados pelo vício, um grupo de 15 pessoas, que fumavam entre 11 e 54 anos, recebe informações e apoio pelo programa. Desde então foram disponibilizados medicamentos às pessoas cadastradas e frequentes às reuniões, visando auxiliar no tratamento. Em nove meses, sete dessas pessoas pararam de fumar e comemoram as melhorias na saúde, no convívio com as outras pessoas, hálito, paladar, no preparo para exercício físico, dentre outros benefício que a ausência da nicotina causa no organismo humano.
As reuniões são realizadas mensalmente e consistem em uma abordagem simples aos pacientes para relatos de como foi aquele período sem cigarro, se houve recaída, quanto tempo estão sem fumar, como está sendo o processo, as dificuldades, anseios, superações e etc.
O Programa é considerado um sucesso pela Administração Municipal, pois, diariamente, pessoas interessadas procuraram a Unidade de Saúde em busca de ajuda para largar o vício. A Secretaria Municipal de Saúde planejada expandir das atividades para outras UBS’s e o grupo será exemplo para outras Unidades .
Segundo dados do Ministério da Saúde, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. Por isso, a Prefeitura de João Monlevade considera importante trabalhar com o combate ao fumo e prevenir problemas de saúde ou óbito da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário