Começa na próxima segunda-feira (12) a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Promovida pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, a iniciativa contará com diversos eventos, como intervenções e campanhas educativas em escolas e pontos estratégicos do município. As atividades serão realizadas com da rede de proteção, formada por 15 instituições.
Um dos principais objetivos da campanha é sensibilizar e orientar a população sobre o tema. O abuso de crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro, punível com detenção. Caso haja conhecimento, cabe à sociedade denunciar às autoridades o delito.
No dia 12, haverá formação de grupos de discussões nas escolas municipais sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, estão programadas blitzes educativas sobre o assunto. A programação segue até sexta-feira (16).
Entenda
No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime bárbaro, ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, foi amplamente divulgado e chocou todo o país.
Em 1998, cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes. Nesse encontro surgiu a ideia de criar um dia nacional como marco da luta contra o abuso. A então deputada federal Rita Camata, criou o projeto de lei instituindo a data de 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, todos os anos são promovidas atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário