A edição da Roda de Viola do mês de maio, que acontece na noite de sábado (10) no distrito de Ipoema, será especial em comemoração ao Dia das Mães. Além da abertura com o tradicional Ritual do Fogo e das apresentações dos Estaladores de Chicote, dos Berranteiros e do coral de Lavadeiras de Ipoema, os itabiranos e turistas que participarem da festa terão a oportunidade de assistir aos shows com o trio João Poeta, Zé Moreno e Tiãozinho da Viola e com a dupla Cléver e Rondinele.
A Roda de Viola é um evento organizado pela Prefeitura de Itabira, que acontece sempre em noites de lua cheia, e tem como um dos principais objetivos resgatar antigas tradições e costumes da cultura ipoemense. A cada edição a festa é intercalada com apresentações do coral das Lavadeiras Mirins, Meninas Trovadoras, Grupo Viola na Roça e da personagem Nêga do Tabuleiro.
Além das atrações culturais e artísticas, os visitantes têm a oportunidade de se servirem com comidas típicas vendidas nas barracas. Em outras barracas são oferecidas roupas e peças de artesanato alusivas ao tropeirismo.
Em sua segunda edição este ano, a Roda de Viola terá como primeiro show da noite a apresentação do trio João Poeta, Zé Moreno e Tiãozinho da Viola e um vasto repertório com músicas no estilo moda de viola raiz. O trio é da cidade de Coronel Fabriciano (MG) e integra um tradicional grupo composto por 15 músicos, com apresentações em diversas cidades do estado de Minas Gerais.
Na sequência, os itabiranos Cléver e Rondinele sobem ao palco para o show de encerramento mostrando modas de viola e músicas de raiz, algumas lembrando a tradicional catira, estilo caracterizado por cantos, sapateados e palmas ao som de viola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário