Ampliar os processos de intervenção psicológica para toda comunidade escolar do Centro Educacional de São Gonçalo do Rio Abaixo (Cesgra) e da Escola Integral Maria de Lourdes Moreira dos Santos. Este é o objetivo do Psicologia Viva, projeto desenvolvido pela equipe de psicólogos dessas unidades de ensino, atendendo a solicitação da Secretaria de Educação de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Os psicólogos Gizele Almeida e Auriston Magalhães, organizadores do projeto, explicam que a proposta é estender os atendimentos, antes voltados apenas aos estudantes, para os pais e para a comunidade escolar. Outra novidade é que os alunos, que eram assistidos apenas individualmente, poderão ser atendidos em grupo. Além disso, será implantado o Cinema Educativo, que vai permitir que o conteúdo fictício seja base para a discussão de temas da realidade dos estudantes.
Para os pais, o atendimento vai seguir a mesma lógica de encontros em grupo, promovendo, através da troca de experiências e orientações, a diminuição de suas inseguranças e a incorporação de um maior senso de responsabilidade e participação junto aos filhos. Outro recurso utilizado será o de palestras e reuniões, com temas propostos pela escola.
Os professores e profissionais auxiliares da educação também vão participar de reuniões e treinamentos com foco na integração das ações em torno dos estudantes. “Com o gerenciamento de temas pertinentes a cada faixa etária e o uso de uma metodologia apropriada para cada caso, pretendemos buscar uma maior interação entre os atores do processo educacional”, ressalta Gizele Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário