Banner 728x90

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Encontro na Secretaria Municipal de Meio Ambiente reúne instituições para discutir comunicação


O 5º encontro do Fórum de Discussões de Políticas Ambientais, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na quarta-feira, 13 de agosto, contou com a participação de diversas entidades e representantes de órgãos públicos. A Acita, Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, parceira da Secretaria, apresentou projetos  desenvolvidos para a Campanha de Uso Racional da Água. Durante o encontro aconteceram exposições de diversas instituições, ciclo de palestras, painéis informativos e rodada de debates sobre meio ambiente, sustentabilidade e comunicação.

O primeiro palestrante, Breno Lasmar, analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), falou sobre a dificuldade de comunicação entre os órgãos responsáveis pela  gestão das águas e a população. Ele lembrou ainda da necessidade da consciência em relação ao problema da água no futuro do Brasil. “A consciência é clara, quase 70% dos entrevistados reconhecem esse problema” garante o analista. A informação é baseada em pesquisa realizada pelo Igam. 

O diretor de áreas protegidas do Instituto Estadual de Florestas, IEF, Henri Collet, em seu discurso falou que é necessário ampliar as unidades de conservação no estado. Hoje existem 99 áreas de conservação, mas que segundo ele não são suficientes. “Nós não vamos sobreviver se não tivermos água”, afirmou Henri. E para garantir a água no planeta é necessário conservar o meio ambiente.

Vice-presidente da Acita, Eugênio Muller (Foto/Ascom Acita)
A representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Maria Helena Murta, advertiu sobre a importância da preservação do solo nas atitudes ambientais.  “Não vivemos sem água, sem o oxigênio das florestas e nem com o solo contaminado” disse Maria Helena. Ela ainda deixou um recado para os participantes: “Levem adiante essas informações que estão recebendo, sejam multiplicadores, a informação é importante e deve ser compartilhada”. 
 
O Vice-presidente da Acita, Eugênio Muller, finalizou o ciclo de palestras falando sobre: “Comunicação e Socialização de Informações Ambientais”. De acordo com Eugênio que é engenheiro ambiental e publicitário, a comunicação muitas vezes é insuficiente e acaba não chegando diretamente na população. “O resultado prático da comunicação não está atingindo o objetivo”, lembrou Eugênio Muller.
 
No final do evento foi realizada uma rodada de debates. Os participantes apresentaram questões relacionadas ao meio ambiente que foram discutidas de forma interativa.  O evento foi avaliado positivamente por todos os envolvidos e elogiado pelo Secretario Municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Ferreira, que agradeceu a participação e parceria com entidades e órgãos públicos.

Nenhum comentário: