Agentes comunitários de saúde participam nesta terça-feira (25) do 1º Seminário da Atenção Primária de Itabira. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o evento acontece no teatro do Centro Cultural. Por meio de experiências relatadas pelas próprias equipes que lidam com o usuário da saúde, o seminário pretende incentivar a adoção de práticas que aperfeiçoem cada vez mais os serviços oferecidos à população.
Agentes de saúde lotam o teatro da FCCDA, para mais um espetáculo em cartaz: Seminário de Atenção Primária! (Foto/Ascom Ita)
|
Profissionais de saúde exibem os trabalhos que foram realizados no município (Foto/Ascom Ita)
|
Secretário de Saúde Reynaldo Damasceno representa o Prefeito Damon Lázaro de Sena (Foto/Ascom Ita)
|
Reynaldo Damasceno acrescentou que “às vezes, o dia a dia não nos dá tempo de parar e avaliar. Os problemas são muitos, mas as soluções são buscadas e construídas com muito carinho, competência, responsabilidade e planejamento”. Ele enumerou alguns projetos que estão em andamento, como concurso público para médicos; ampliação das vagas de agentes de saúde para diminuir sobrecarga das equipes existentes; novo Plano de Cargos e Carreiras para profissionais da saúde; reforma e ampliação de unidades de saúde, por exemplo.
Ao longo do dia, o seminário vai abordar os seguintes temas: atuação do Agente Comunitário de Saúde em grupos operativos; visita domiciliar em foco; estudo de caso – Assistência de Enfermagem ao portador de ferida; ações odontológicas no Programa de Combate ao Tabagismo; informatização como ferramenta na atenção à saúde de hipertensos e diabéticos e Programa Saúde na Escola - auxiliando no diagnóstico nutricional coletivo.
Saiba mais
A atenção primária é o primeiro nível de contato das pessoas, da família e da comunidade com todo e qualquer serviço público de saúde. Em Itabira, ela é constituída por 29 unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) e três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). As equipes destas unidades cadastram as famílias que estão em sua área de abrangência, fazem visitas domiciliares, identificam e buscam soluções para os problemas de saúde locais, promovem ações educativas e preventivas em saúde, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário