Banner 728x90

sábado, 9 de agosto de 2014

Eleições 2014 - Candidatos de Itabira e região participam do observatório da juventude

Oito candidatos a deputado estadual e federal debateram as suas propostas (Foto/Tatiana Santos
/De Fato)
Oito candidatos a deputado estadual e federal de Itabira e região se reuniram para debater propostas, no plenário da câmara municipal  na quinta - feira [07] desta semana, para tratar de diversos assuntos com público e autoridades presente no observatório da juventude.  

Participaram do debate o empresário Adilson da Vale Verde [PTN], o ex-prefeito de Santa Bárbara, Toninho Timbira [PSL], e o publicitário Dalton Albuquerque [PEN], que concorrem a vaga no Congresso Nacional; além do ex-prefeito de Itabira, João Izael Querino Coelho [PSL], o ex-gerente da Caixa, Eduardo Realino [PC do B], o ex-vereador Tião da Antena [PTC], o ex-prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Nozinho Barcelos [PDT], e o padre Elson Vital [PT], de Monlevade.

No início da abertura do observatório da Juventude, o presidente do conselho municipal da juventude [CMJ], Nelson Eduardo da Silva, cobra dos candidatos a deputado estadual e federal presentes no evento, após serem eleitos, para que eles façam política voltada para os jovens. "Eu penso que vocês eleitos precisam de dar uma sacudida na política de juventude de Itabira, a juventude em Itabira hoje pede socorro", cobrou. 

Ainda o Nelson Eduardo lembra dos assaltos e homicídios envolvendo a juventude no crime, e afirmou que 35mil da população de Itabira são jovens, sendo que 80% desses jovens se encontra em situação de risco, que é muito crítico para a sociedade. "Em Itabira temos 35% da população jovens, de 16 a 30 anos", lembrou.  

Para o presidente da câmara municipal, Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV] destaca o momento de confronto dos candidatos, debatendo ideias voltadas para a juventude. "Esse é o momento nosso de chamar para uma boa conversa, uma discussão para tratar de uma política para a juventude, é o momento que só tem acrescer no município de Itabira", destacou.

Durante o debate promovido pelo Conselho Municipal da Juventude e pelo Observatório Jovem de Políticas Públicas , os candidatos debateram assuntos ligados a juventude, a criminalidade envolvendo os jovens, Cultura, segurança pública, capacitação e primeiro emprego.

Após o término debate, os candidatos a deputado estadual e federal de Itabira e região responderam o questionamento único para a imprensa:

Qual a principal meta para Itabira e região? 

Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” [PDT]

“_Quero representar a região de um modo efetivo, para buscarmos aquilo que nós contribuímos para o desenvolvimento do estado e as vezes não temos o retorno por causa da falta de liderança. Vou buscar investimentos para a região, investimentos para a educação, para a saúde, no lazer. É desta forma que o deputado tem que trabalhar. Não adianta falar que é candidato só de Itabira, que não vai ganhar, tem que ser deputado da região. Nós só teremos uma região crescendo se a gente trabalhar integrado em toda região”, disse o candidato.


Padre Elson Vital [PT]

“_A minha proposta são em três pontos. Na educação é a reformulação do ensino médio, tanto estrutural quanto curricular, a necessidade da universidade estadual atender a demanda regional, adaptando e ampliando os cursos, a implementação da escola de tempo integral. Além de adequar o piso salarial dos educadores. A questão da saúde, hospital não é a saída. Não adianta ficarmos montando hospital, temos que manter o que já temos. Quanto a segurança pública, nós temos que conversar mesmo, rever e são várias ações. Começa pela educação, mas temos que ter uma ação imediata. Antes de chegar na discussão da maior idade penal, temos que melhorar o que já existe. Então, a polícia, melhorar o salário destes policiais, purificar este setor e além disso, desenvolver ações que impeça aos jovens alternativas para que eles não entrem no mundo das drogas”, afirmou.


Eduardo Realino [PC do B]

“_A minha principal meta é incentivar o processo de industrialização de toda a região. Através de um programa de redução de ICMS, no sentido que a região consiga desvirtua desta dependência exclusiva da atividade minerária. Como deputado estadual estarei trazendo recursos e fazendo emendas no orçamento do estado, visando criar a infraestrutura necessária, para criar novos distritos industriais, no ramo imobiliário, móveis, vestuário e diversificando a economia do Médio Piracicaba”, garantiu o candidato.


Dalton Albuquerque [PEN]

“_Como deixei bem claro, é buscar recursos para Itabira mesmo. Para a saúde, educação, moradia popular e todas estas questões vamos tentar trazer para Itabira. A cidade tem 90 mil eleitores, mais do que o suficiente para eleger um candidato a deputado federal, e nós queremos que o eleitor tenha esta consciência e que pesquise o passado de cada candidato, porque a gente tem que combater realmente a corrupção, combater a impunidade e combater a ineficiência na gestão pública”, destacou.


Toninho Timbira [PSL]

“_A principal meta é o fortalecimento político da região. Eu já falei isso aqui e vou repetir. Eu desconheço no planeta qualquer lugar que tenha tanta força econômica como a nossa e com tanta fraqueza política quanto a nossa. Entendemos que, se fizermos a nossa organização política as outras coisas virão. Porque não podemos querer discutir as questões micro, em uma disputa que é de conotação estadual e nacional. As questões micro temos que discutir e resolver nas eleições municipais, então, nós entendemos que este fortalecimento vai nos dar oportunidade de abrir a construção das nossas melhorias, na saúde, educação e que tome contextos regionais”, disse o candidato.


Adilson da Vale Verde [PTN]

"_Eu sempre falei que minha área é o desenvolvimento econômico. Desenvolvimento econômico depende da educação e da saúde. O que eu tive como base, o que eu estudei, foi em uma escola de formação profissional, que é Senai, Senac, onde forma os jovens para o primeiro emprego. Nós tivemos aqui uma base em Itabira quando tinha o Senai. As pessoas saiam de lá e entravam na Vale do Rio Doce sem problema nenhum, não tinha falta de experiência. Então, tem que voltar a funcionar bem o Senai, para qualificar estes jovens, porque precisamos de gente qualificada, além de mudar algumas coisas na lei que iniba o menor de trabalhar. Serviço não mata ninguém não, se matasse eu estava morto”, afirmou o candidato.


João Izael [PSL]

“_Na verdade é importante lembrar que como deputado vou exercer o meu papel que é fundamental. Fiscalizar, votar leis, mas, mais do que isso vamos trabalhar muito para buscar recursos e implementar a economia local, desenvolver a questão da cultura, do turismo, a saúde Estas vão ser as nossas principais metas. Quero lembrar que a cidade que não tem representatividade, o que ocorre com ela…quando vai dividir o bolo orçamentário, digamos que o Governador decide construir hospitais regionais, se não tivermos representantes nós não seremos contemplados. Porque estou dizendo isso, porque vou trabalhar neste aspecto. Temos que transformar nossos hospitais em regionais, o serviço de oncologia aqui não foi credenciado até hoje pelo SUS. Na área da educação precisamos de mais cursos técnicos, melhorando a nossas infraestruturas e fortalecer as escolas de tempo integral. Isso é o divisor de água para diminuir a violência. Na segurança pública, nós vamos pedir que o governador forme soldados para trabalhar em Itabira, mas a segunda é montar uma escola de formação de policiais em Itabira, com isso teremos mais policiais nas ruas”, defendeu o candidato.


Tião da Antena [PTC]

“_Quando temos oportunidade de colocar as ideias e observar o posicionamento dos candidatos isso trás mais harmonia. Com relação a região, a gente fala que Itabira é uma cidade polo, tem uma peso muito grande nestas decisões, tem o número de votos consideráveis, mas temos que lembrar de uma candidatura para a região. O que podemos fazer para melhorar a região, então, nós já temos algumas propostas. A que eu quero trabalhar mais é a de implantar em Itabira um hospital regional, buscando recursos do Governo do Estado e parcerias com o Governo Municipal, para melhorar a saúde pública em Itabira.

"_Quando se fala em moradia, é uma preocupação muito grande. Como você pensa em esporte, lazer, educação se as vezes a pessoa não tem o básico, o mínimo, que é o direito digno de morar, e a gente sabe que o direito de morar é muito carente neste aspecto, mesmo com um programa bacana do Governo Federal, Itabira principalmente é muito penalizada nestes aspecto. Nossa cidade, com o potencial que tem, com a demanda que tem e as pessoas não tiveram a oportunidade deste tão sonhado bem, que é a moradia própria. Temos que manter este projeto, Minha Casa Minha Vida, mas iremos buscar mais investimentos junto ao governo, para atender Itabira e região”, disse ele.

Nenhum comentário: