Para monitorar a qualidade do serviço público, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), coloca em prática o programa Cidadão Auditor. O objetivo é inserir o cidadão voluntariamente como avaliador dos serviços realizados pela Prefeitura no quarteirão onde reside, visando a melhoria na qualidade do atendimento. De junho até agora foram cadastrados mais de 3.400 voluntários de diversos bairros da cidade.
O projeto foi desenvolvido pela Prius Gestão, Tecnologia e Mobilização, empresa que venceu a licitação realizada pela Prefeitura, e estabelece o mapeamento da cidade por regiões e bairros, permitindo também a avaliação do nível de satisfação da população sobre os serviços prestados pela Prefeitura. A meta estabelecida é cadastrar quatro mil auditores de todas as regiões do município.
A equipe de cadastramento, composta por 10 agentes de campo e um supervisor, realiza as visitas por quarteirão para identificar pessoas que queiram participar, sendo quatro cadastros por quadra. O cadastramento é imediato e os dados pessoais do auditor – nome, idade, endereço e telefone de contato – ficam registrados na Unidade de Resposta Audívia (URA). O candidato assina um termo de adesão e uma das vias é encaminhada à Prefeitura. Concluído o cadastro, o cidadão auditor recebe uma ligação de boas-vindas e, alguns dias depois, uma ligação de teste para confirmação da participação no programa.
A central da URA aciona o auditor para que ele responda a um rápido e prático questionário, com duração entre dois e três minutos, usando as teclas do seu próprio telefone. As respostas permitem que a Prefeitura, por meio do órgão ou secretaria responsável, identifique onde e qual é o serviço a ser prestado e como ele pode ser melhorado. O questionário é respondido semanalmente por cada auditor.
O cidadão auditor deve informar sobre coleta de lixo, varrição e capina; existência de lixo ou entulho acumulado na rua ou lotes vagos; bocas de lobo quebradas, sem tampa ou entupidas; buracos em ruas do quarteirão e estado de pavimentação das vias; lâmpadas quebradas ou falta de iluminação na rua ou no quarteirão. O avaliador pode esclarecer qualquer dúvida por meio do telefone 0800 880 9800.
Em tempo
Também está em fase de implantação o programa Cidadão Avaliador na Escola. Desenvolvido nos mesmos moldes do Cidadão Auditor, o programa é gerenciado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem como objetivo aprimorar a qualidade do ensino público municipal. Os pais que acompanham a vida escolar dos filhos e estão atentos ao dia a dia da instituição de ensino poderão responder a um questionário por telefone, com média de cinco a dez perguntas de múltipla escolha, sobre a educação no município. As perguntas podem variar a cada mês, mas o avaliador receberá uma ligação interativa com instruções precisas sobre como responder. O próximo passo será o desenvolvimento do programa Cidadão Avaliador da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário