Centenas de produtores prestigiaram 4ª edição do Cercar para Não Secar (Foto/Acom PMSGRA)
|
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, entregou cheques a 220 pequenos produtores rurais, na noite dessa quarta-feira (9). A solenidade foi no Centro Cultural e o pagamento integra as ações do projeto “Cercar para não secar”, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, que completa sua quarta edição em 2014.
| Produtores exibem cheques recebidos pelo pagamento de nascentes(Foto/Acom PMSGRA) |
Com recursos do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental, foram distribuídos R$1.098.099,00 a produtores rurais de diversas localidades. Donos de terrenos que promovem cercamento de nascentes recebem dinheiro proporcional à extensão do terreno e à área cercada.
O pagamento é uma política pública recente no Brasil e gera benefícios ao meio ambiente. Desde o seu lançamento em 2011, São Gonçalo contabiliza 782 nascentes cercadas com 565 hectares de área protegida.
Os números impressionam e o Cercar para Não Secar é destaque em Minas e no Brasil. Em maio deste ano, o prefeito Antônio Carlos recebeu o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, como campeão na categoria sustentabilidade.
Maria Costa Leite (Foto/Acom PMSGRA)
|
O projeto permite conservação da água e do solo e garante mais qualidade de vida às gerações futuras. Em discurso, o Chefe do Executivo destacou os benefícios do projeto. “São Gonçalo saiu na frente na preservação de suas nascentes e hoje é exemplo para o Estado e o país, como um dos municípios com o maior número de fontes de água preservadas”, destacou.
Dona Maria Costa Leite, 78 anos, tem uma pequena propriedade rural no Una e recebeu o terceiro cheque. Ela conta que o pagamento contribui e muito com as despesas dos produtores. “É um dinheiro abençoado que nos ajuda muito e incentiva a preservar o meio ambiente”, elogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário