Centenas de produtores prestigiaram 4ª edição do Cercar para Não Secar (Foto/Acom PMSGRA)
|
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, entregou cheques a 220 pequenos produtores rurais, na noite dessa quarta-feira (9). A solenidade foi no Centro Cultural e o pagamento integra as ações do projeto “Cercar para não secar”, promovido pela Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, que completa sua quarta edição em 2014.
Produtores exibem cheques recebidos pelo pagamento de nascentes(Foto/Acom PMSGRA) |
Com recursos do ICMS Ecológico e do Fundo de Gestão Ambiental, foram distribuídos R$1.098.099,00 a produtores rurais de diversas localidades. Donos de terrenos que promovem cercamento de nascentes recebem dinheiro proporcional à extensão do terreno e à área cercada.
O pagamento é uma política pública recente no Brasil e gera benefícios ao meio ambiente. Desde o seu lançamento em 2011, São Gonçalo contabiliza 782 nascentes cercadas com 565 hectares de área protegida.
Os números impressionam e o Cercar para Não Secar é destaque em Minas e no Brasil. Em maio deste ano, o prefeito Antônio Carlos recebeu o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, como campeão na categoria sustentabilidade.
Maria Costa Leite (Foto/Acom PMSGRA)
|
O projeto permite conservação da água e do solo e garante mais qualidade de vida às gerações futuras. Em discurso, o Chefe do Executivo destacou os benefícios do projeto. “São Gonçalo saiu na frente na preservação de suas nascentes e hoje é exemplo para o Estado e o país, como um dos municípios com o maior número de fontes de água preservadas”, destacou.
Dona Maria Costa Leite, 78 anos, tem uma pequena propriedade rural no Una e recebeu o terceiro cheque. Ela conta que o pagamento contribui e muito com as despesas dos produtores. “É um dinheiro abençoado que nos ajuda muito e incentiva a preservar o meio ambiente”, elogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário